Marão convoca uberabenses para participarem da Campanha Outubro Rosa

02/10/2019 08:22

Com objetivo de chamar a atenção da população para a  Campanha Outubro Rosa, o presidente do Legislativo, Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), por meio de suas redes sociais, convida as uberabenses para participarem das ações dentro da campanha, cujo intuito é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero.

Segundo Marão, o Centro de Atendimento à Saúde da Mulher (Caism) estará realizando ações alusivas ao tema durante todo este mês. “Atividades serão realizadas no decorrer de outubro. Palestras sobre temas femininos importantes estarão acontecendo durante essa semana. Amanhã (03), o médico Alexandre Sivieri de Sousa irá falar sobre “Climatério”, das 7h30 às 8 horas, enquanto o tema “Mitos e Verdades Sobre o Exame de Mamografia” será abordado no dia 04, pelo médico José Joaquim, das 9 às 9h30. No mesmo dia, às 13 horas, a médica Fernanda Bittar irá palestrar sobre “Prevenção da Osteoporose e Osteopenia””, contou Marão.

De acordo com site da prefeitura, a equipe de enfermagem do Caism também manterá o #EspaçoTIRADÚVIDAS, das 7 às 16 horas, enquanto as consultas de Enfermagem e Acolhimento serão realizadas durante todo o mês, de segunda à sexta-feira, das 7 às 16 horas, para solicitação de mamografia, inspeção mamária, encaminhamento de casos suspeitos e orientações individualizadas. “A coleta de material para exame Citopatológico, de Papanicolau, deverá ter agendamento prévio. Serão realizadas 20 coletas por dia, de segunda à sexta-feira. Nos dias 05 e 26 de outubro (sábados), haverá mutirão com cem pacientes a serem atendidas por dia, também das 7 às 16 horas.”

Marão destacou que, atualmente, o câncer de mama é um relevante problema de saúde pública. “Estatísticas mundiais do Globocan 2018 (BRAY, 2018) sugerem que, no Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos. Um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Em 2016, ocorreram 16.069 mortes de mulheres por câncer de mama no país [é um dos tipos de câncer que mais mata no Brasil]. Já os casos de câncer do colo do útero, estimam-se 16.370 casos novos desse câncer para esse ano, com um risco estimado de 15,43 casos a cada 100 mil mulheres, ocupando a terceira posição. Por isso, é importante alertar as mulheres sobre a necessidade de se realizar exames, e informá-las sobre os sintomas dessas doenças. Prevenção e cuidado podem salvar vidas!”, ressaltou o parlamentar.

O Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher fica na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU