O presidente do Legislativo municipal, Ismar “Marão” (PSD) quer o retorno para a cidade do projeto Vita Sopa, também conhecido como “Sopa do Bem”. O programa foi suspenso durante o governo do PT e está sendo reestabelecido no Estado pelo governador Romeu Zema.

Alimentos que seriam descartados são transformados em uma sopa 100% natural e de preparo rápido. Criada pelo Instituto CeasaMinas, a sopa é feita à base de mandioca, batata inglesa, cenoura, abóbora, beterraba, macarrão e proteína de soja. Todos os legumes são doados por produtores e comerciantes que atuam na CeasaMinas, sendo posteriormente desidratados e embalados pelo Vita Sopa.

De acordo com informações no site da Ceasa, uma vez que a sopa é embalada, o preparo é bastante simples, sendo necessário apenas temperar a gosto e cozinhar por 20 minutos. Cada porção, feita com 25g de sopa desidratada, fornece 93 calorias e contém 19g de carboidrato, 4g de proteína e 1,4g de fibra alimentar. A sopa não contém carnes, nem conservantes, corantes, aromatizantes ou temperos, mas nada impede que seja incrementada com algum tipo de carne ou outro ingrediente. Cada pacote de 300g rende 12 pratos de sopa.

“Marão” lembra que em Uberaba a captação também é feita através do Ceasa, onde parte dos alimentos seriam descartados, mas são reaproveitados desidratados e doados para a comunidade através da cozinha social, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).

O presidente pediu o apoio dos demais vereadores. “É um projeto muito importante, principalmente para as entidades que estão mais carentes de ajuda, que mais precisam”, disse “Marão”. Segundo ele, a cidade já conta com o maquinário necessário, e precisaria apenas de uma ou outra adequação.

O vereador Rubério dos Santos (MDB), contou que um sobrinho trabalhou no projeto e muitas vezes os produtores chamavam nas propriedades para doar alimentos que seriam descartados. Depois a Vita Sopa era repassada a escolas e creches. O vereador Fernando Mendes (PTB) parabenizou o presidente pela iniciativa

“Marão” contou, ainda, que esteve em Belo Horizonte e verificou que, além do maquinário, Uberaba precisa do espaço. “Enquanto o Restaurante Popular não funciona, a cozinha está disponível. Vamos recomeçar o projeto Vita Sopa na cidade”, concluiu o presidente.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques

Departamento de Comunicação CMU
22/10/2019

 

 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020