Marão propõe chip para pessoas com perda de memória

08/12/2017 16:42

O deputado Federal, Marcos Montes, poderá receber nos próximos dias requerimento de autoria do vereador Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), no qual solicita-lhe criar legislação que permita a implantação de chips de monitoramento para efeito de localização, arquivamento e transmissão de informações de caráter pessoal em pessoas portadoras de doenças, que causam perda da memória, como Mal de Alzheimer, Aterosclerose, entre outras.

Segundo Marão, existe um número alto de pessoas que sofrem com problemas de perda de memória. “Em alguns casos, o portador desaparece de seus familiares, causando muita dor e sofrimento aos mesmos”, justificou o parlamentar no pedido.

O vereador destacou ainda que, em relação ao tratamento das pessoas acometidas com perda de memória, o profissional que precisar tratar alguém, que tenha implantado um dispositivo desse tipo sob sua pele, terá apenas que passar um leitor sobre o chip. “Com isso, ele terá acesso ao histórico médico do paciente. Essa funcionalidade de permitir que hospitais e médicos tenham informações precisas sobre cada paciente e sua condição de saúde vem sendo propagada pelos defensores da tecnologia.”

Para Marão, a tecnologia possibilita desenvolver um verdadeiro e completo sistema de vigilância, a ser utilizado pelas mais diversas instituições (policiais, médicas, comerciais, industriais etc.), "criando assim uma nuvem de vigilância e monitoramento".

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU