Marão quer profissionalização de dependentes químicos em Uberaba

22/04/2015 00:00

O vereador Ismar Vicente dos Santos - Marão (PSB) apresentou na Câmara reiteração de documento enviado ao prefeito Paulo Piau no ano passado, em que solicita à Administração oferecer cursos profissionalizantes, pós-tratamento, no Centro de Atendimento Psicossocial ao Dependente de Álcool e Drogas - CAPS-AD e/ou outras instituições do ramo em Uberaba.
Para Marão, a reinserção social é de suma importância para aqueles que abandonaram a dependência. "É importante treinar esse cidadão, ensinar a ele um novo modo de encarar a sociedade. Enfim, oferecer oportunidade para uma qualificação profissional", justifica.
Segundo o site Dependência Química, a dependência é uma doença complexa, com causas e conseqüências de ordem bio-psico-social, e reconhecida como doença desde 1977 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
CAPS AD: "O Centro de Atenção Psicossocial ao Dependente de Álcool e Drogas é uma estrutura intermediária entre o regime ambulatorial e de internação hospitalar para desintoxicação. O paciente passa por acompanhamento por equipe multiprofissional, formada por assistente social, terapeuta ocupacional, médicos, psicólogo, psiquiatra e enfermeiros.
Este grupo elabora projeto terapêutico individualizado para os acolhidos, que pode ser intensivo, em que o usuário fica o dia todo em tratamento; semi-intensivo, quando a pessoa fica apenas meio período; ambulatorial não-intensivo para pacientes em acompanhamento e reabilitação; e noturno, com sete leitos para atender pacientes em surto ou crise de abstinência devido à dependência de álcool e drogas, de acordo com informações da Prefeitura Municipal.
Jorn. Karla Ramos
Dep. Comunicação