Marão realiza blitz educativa durante o “Novembro Azul”

12/11/2019 09:55

A campanha ‘Novembro Azul’ é apoiada pelo presidente do Legislativo, Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), que promove durante esse mês, na Câmara Municipal de Uberaba - CMU, ações de conscientização a respeito do câncer de próstata.

Hoje (12), na sessão Legislativa, destinada a apresentação de indicações e requerimentos parlamentares, estiveram presentes no plenário, a convite de Ismar Marão, Bruna Shellie, farmacêutica, representando a coordenadora do Programa Multidisciplinar de Atendimento Humanizado (Promah) Keila Cristina Telles, e Thiago Ferreira Borges, coordenador das UPAS e médico voluntário do programa.

Marão destaca que no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). “Sua taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos. O objetivo do ‘Novembro Azul’ é combater a desinformação sobre a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos, promovendo assim uma mudança de paradigmas vencendo o preconceito”, disse.

Segundo Thiago, o Programa Multidisciplinar de Atendimento Humanizado, criado pela Funepu (Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba), tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população. “Realizamos ações, de forma voluntária, que envolvem todos os cidadãos. Desde 2017, são desenvolvidas pelo programa várias atividades de orientação sobre exames clínicos, conscientização quanto à importância da prevenção de doenças e atendimento ao público. Realizamos nestes últimos anos, as campanhas ‘Setembro Amarelo’, ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’. Durante a campanha ‘Novembro Azul’, realizada em 2017, 379 pessoas foram atendidas pela equipe multidisciplinar; em 2018, aconteceram 333 atendimentos; e de 01 a 12 novembro, deste ano, já atendemos 307 pessoas. Várias outras ações dentro da campanha estão programadas para acontecer”, disse o médico, que explicou ainda que os atendimentos são feitos por equipe formada por médico, nutricionista, enfermeiro, farmacêutico e assistente social. “São cerca de 20 membros na equipe que trabalham de forma voluntária”, destacou.

Para Marão, os profissionais envolvidos nessas campanhas exercem um papel importante na conscientização das pessoas. “No caso do ‘Novembro Azul’, a campanha alerta o homem para a prevenção e a importância de exames médicos periódicos na prevenção de doenças masculinas”, comentou.

O presidente do Legislativo aproveitou para convidar a população e os demais colegas para participarem da blitz, alusiva ao tema, no próximo dia 19, das 14h às 17h, assim como a que aconteceu em outubro durante a campanha ‘Outubro Rosa’, que reuniu quase 400 pessoas em frente à Câmara Municipal. “No ato, a população teve a oportunidade de aferir a pressão arterial, realizar teste de glicemia [procedimento rápido e que pode ser conferido na hora, utilizado para medir o nível de glicose presente no sangue], e receber orientações”, contou. O gabinete de Ismar Marão organiza a blitz educativa juntamente com a Funepu.

Azul - Em novembro de 2014, Marão apresentou projeto na Câmara, que instituiu em Uberaba a “Semana Novembro Azul de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata” [celebrada, anualmente, na semana que coincidir com o dia 17 de novembro - data em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata].

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU