Marão usa redes sociais para conscientização sobre temas debatidos em setembro

25/09/2019 11:55

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre temas importantes que recebem destaque no mês de setembro, o presidente do Legislativo, Ismar Vicente dos Santos-Marão (PSD), faz uso de suas redes sociais para divulgar as campanhas que promovem a conscientização sobre doação de órgãos; inclusão social de pessoas com deficiência (física, auditiva e visual); e a prevenção ao suicídio.

Marão ressalta que setembro é um mês de muitas ações de combate e  conhecimento sobre esses temas, e que, embora sejam distintos, são assuntos relacionados à saúde, “cujo objetivo é lutar contra o preconceito, e, principalmente, conscientizar quanto à relevância e à necessidade de se falar sobre eles”.

O parlamentar explicou que a ‘Campanha Setembro Verde’ busca reforçar a importância sobre a conscientização e a luta pela inclusão social de pessoas portadoras de deficiência, seja ela física, auditiva e/ou visual, e também incentivar a doação de órgãos. “Tivemos grandes exemplos de força, perseverança e coragem dos nossos atletas paralímpicos, que fizeram bonito nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, como José Carlos Chagas, Ercileide Laurinda da Silva e Poliana Fátima de Sousa [os três da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu)] e Raissa Machado Rocha [ex-atleta da Adefu]. Valorizar e respeitar as diferenças farão a nossa sociedade crescer”, enfatizou.

Para Marão, ações de prevenção ao suicídio devem ser debatidas frequentemente. “A ‘Campanha Setembro Amarelo’ foi criada para fomentar o diálogo e conscientizar a população sobre o suicídio. Pensando na relevância desse tema, tenho buscado desenvolver trabalhos de conscientização nesta área, seja através de palestras no projeto social "Papo Cabeça" [voltado para adolescentes], que acontece em parceria com o deputado estadual Heli Grilo, ou através de palestras que envolvem o servidor público. Durante a ‘Semana do Servidor’, em outubro, levaremos o tema para ser discutido com os funcionários da Câmara. Vale ressaltar que setembro foi escolhido como o mês para a conscientização sobre o suicídio, a doação de órgãos e a inclusão social, contudo devemos abordar esses temas o ano todo com o intuito de mudar os tristes cenários acerca desses assuntos”, exclamou.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU