Convidada pelo vereador Ismar Vicente dos Santos – Marão (PSD), a responsável pelo Banco de Leite Humano da Prefeitura Municipal de Uberaba, Márcia Alves Pereira, esteve hoje (16) na Câmara Municipal para falar sobre aleitamento materno.

Márcia iniciou seu pronunciamento, explicando que o papel do Banco de Leite é auxiliar as mães que têm dificuldade em amamentar o filho, assim como também alimentar aqueles bebês, através de doações, que se encontram internados em hospitais e que não são amamentados pelas mães. “Aquela mulher que não consegue amamentar seu bebê, mas que apresenta excesso de leite, pode ser uma doadora do Banco de Leite. Fazemos a coleta e a pasteurização, com qualidade certificada, com o objetivo de alimentar recém-nascidos”, contou.

O dia 19 de maio foi instituído como o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Segundo Márcia, o Brasil possui a Rede de Bancos de Leite Humano, com 221 bancos, hoje, e 186 postos de coleta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, para a população em geral, que os bebêsrecebam exclusivamente leite materno durante os 

primeiros seis meses de idade. “O Brasil se destaca no cenário internacional como um dos países que mais reduziu a mortalidade infantil nos últimos anos, uma queda de 77%”, disse.

Márcia destacou que o Banco de Leite precisa do apoio das autoridades e população para que o serviço continue funcionando em Uberaba. “Contamos atualmente com 20 doadoras. Temos no estoque pouco mais de 2 litros de leite, que alimentam hoje cinco bebês (dieta diária), e um alimentado parcialmente, porque não temos condições de oferecer a dieta completa devido ao estoque baixo. Precisamos aumentar o número de doadoras e pessoas na equipe,  composta hoje por 4 profissionais”, frisou, agradecendo em seguida o apoio que tem recebido do vereador Ismar.  

Durante sua explanação, Marão disse conhecer o amor, carinho e dedicação que Márcia tem pelo Banco de Leite, e solidarizou com a causa da repartição municipal. “Minha emenda parlamentar destinada à saúde foi dedicada, totalmente, ao banco. Mas já conversei com o deputado federal Marcos Montes e o vereador Agnaldo Silva (PSD) e já estamos tratando de mais algumas emendas que beneficiará o local”, encerrou.

 

Esporte – Também esteve presente no plenário o organizador do Campeonato Interbairros, Hélio França, a convite do vereador Almir Silva (PR) para falar sobre os 30 anos do campeonato.

Durante a sessão, Almir parabenizou Hélio pelo trabalho desenvolvido no esporte. “Espero que continue com o projeto. Não quero entrar no mérito da questão, mas avalio o futebol hoje de uma maneira completamente diferente, o futebol é diversão e entretenimento. Você está no caminho certo”, falou. 

Hélio aproveitou o momento para agradecer as autoridades e pessoas envolvidas na prática do futebol society nas comunidades rurais e de bairro.

 

 

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação

16/05/2017

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020