Ministérios e Caixa abrem portas para propostas de Ripposati

28/10/2009 00:00

Ministérios e Caixa abrem portas para propostas
 de Ripposati

Ripposati está confiante de que sua ida a Brasília trará resultados importantes para o município

O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) está em Brasília (DF) cumprindo agenda de trabalho que inclui reuniões técnicas em vários órgãos federais, bem como na Caixa Econômica, que ele visitou nesta quinta-feira (29), sendo recebido pelo gerente de Relacionamento Institucional, João Bosco Lopes Pereira, na Sala das Prefeituras, na matriz da Caixa. A sala foi criada para receber gestores municipais facilitando o acesso a informações sobre habitação e saneamento, repasses, e outros assuntos de interesse da municipalidade.
Na Caixa, Ripposati referenciou projeto de uma uberabense que visa a implantar nas residências aprovadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, a coleta seletiva de lixo. A ideia foi apresentada à Gerência de Uberaba, que considerou a proposta inteligente e sugeriu o encaminhamento à matriz, podendo, inclusive, ser adotado em nível nacional. O projeto também já é do conhecimento  do presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Samir Cecílio.
Ripposati observa que a autora do projeto é assistente social e ela despertou para elaborá-lo durante mutirão liderado por ele para limpar e preservar áreas nas imediações dos conjuntos Alfredo Freire e Beija-Flor. “É  gratificante ver o nosso trabalho surtindo efeito na comunidade que tem demonstrado consciência ambiental exemplar”, frisa.
A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é fundamental para o desenvolvimento sustentável do planeta. O vereador também se reuniu com técnicos do Ministério do Meio Ambiente, para tratar de assuntos que focam outros projetos de Educação Ambiental.
Rodovias -  O parlamentar tucano tem desenvolvido incansável trabalho para dotar as rodovias federais de mais segurança para Uberaba e região. No Distrito Federal, além de se reunir com técnicos do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), ele protocolou ofício endereçado ao presidente das República Luiz Inácio Lula da Silva, com cópia para o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e para o deputado federal Narcio Rodrigues (PSDB), solicitando a inclusão e aprovação no Orçamento da União e no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de recursos financeiros para realização de obras importantes no município de Uberaba, descritas em requerimentos e indicações anexados ao documento.
O vereador ressalta ser imprescindível, também, a inclusão e aprovação de recursos financeiros para realização de obras em pontos críticos e emergenciais localizados na BR-050 e 262/BR-050 limites urbanos do município, como a construção de duas alças (acessos urbanos/sentido para dentro do bairro) e duplicação do viaduto de acesso ao bairro Alfredo Freire – KM 169.9 – BR-050, adequação do viaduto de acesso ao Residencial Beija-Flor – KM 171.8 – BR-050,  construção de passarela e/ou viaduto para acesso seguro ao bairro Residencial Jardim Maracanã – KM 179.5/180 – BR-050, construção de passarela para acesso seguro às comunidades do bairro Jardim Alvorada/Bairro Chica Ferreira – KM 182 – BR-050, construção de passarela para acesso seguro às comunidades dos bairros Gameleiras 1 e 2, Silvério Cartafina Filho e Costa Telles 2 frente para Coopervale – KM 803 – BR-262, solução para os problemas de aquaplanagem na BR-050 no trecho compreendido entre os municípios de Uberaba e Uberlândia.
O vereador justifica que essas obras são em favor da segurança da coletividade e do pleno desenvolvimento em curso na região. Foram anexadas aos ofícios matérias publicadas pela imprensa local que evidenciam a fragilidade da BR-050 e os inúmeros acidentes causados pela falta de adequações.
Samu – Ripposati, ainda em Brasília, reiterou conteúdo de requerimento solicitando ao deputado Narcio que elabore Projeto de Lei com o objetivo de regulamentar o processo seletivo ou instituir concurso público e gratificação e/ ou piso salarial para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O vereador quer que o ingresso na carreira seja determinado por concurso público ou, que a duração do processo seletivo seja por prazo indeterminado, assim como ocorre com os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF). Eles possuem esta diferenciação por se tratar de um programa do governo federal. O tucano argumenta que o Samu presta serviço diferenciado e traz boa resposta à população e ao município, no entanto, os profissionais não recebem remuneração compatível com a função. “A base salarial de muitos deles corresponde ao salário mínimo. Queremos o apoio do deputado para reconhecer esses trabalhadores que se dedicam à nobre missão de salvar vidas”, finaliza.

Rose Dutra