Na semana do Dia Internacional do Idoso vereadora Denise defende Saúde mais digna para a Terceira Idade

02/10/2019 08:24

Compartilhar

A luta em defesa dos direitos dos idosos também faz parte das ações desenvolvidas pela vereadora Denise da Supra (PL). Para ela, a sociedade precisa se conscientizar que os idosos necessitam de maior atenção, principalmente na área da saúde, uma vez que a população brasileira está envelhecendo. 

No 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional do Idoso. “Esta data tem por objetivo homenagear as pessoas idosas, que hoje têm um papel fundamental na nossa sociedade e que muitos, mesmo estando aposentados, continuam trabalhando e levando experiências para os mais jovens”, comentou Denise.

Porém, conforme lembra a vereadora, infelizmente nem todos os idosos conseguem estar na ativa, pois muitos sentem no corpo o cansaço de anos de trabalho. “É pensando nessa parcela da população que venho lutando por eles. Desde o início da minha vereança, um dos meus compromissos foi com a população de idosos, principalmente os carentes. Pois são eles que ficam sozinhos em casa muitas vezes sem atendimento adequado para as suas necessidades básicas”, afirmou a parlamentar. 

Segundo Denise, há mais de cinco anos vem encaminhando solicitações ao Poder Executivo e ao Ministério da Saúde, na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos idosos no Município. Uma das propostas foi aprovada pela Câmara Municipal em 2018.

O Projeto de Lei 00170 alterou o Calendário Popular, instituindo na cidade a Semana Municipal de Sensibilização contra o Abandono ao Idoso, a ser comemorado anualmente na semana que antecede o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, no dia 15 de junho.

A vereadora explica que o objetivo da data é criar uma consciência municipal, social e política da existência do abandono à pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar como normal. Um exemplo é o grande número de idosos que estão nos asilos e que foram abandonados pelos próprios familiares. “Esse tipo de atitude é uma violência contra a pessoa idosa é e deve ser entendida como uma grave violação dos Direitos Humanos”, avaliou Denise.

Já foram vários os requerimentos encaminhados pela vereadora, como o que pede a Prefeitura a promoção da campanha “Adote um Idoso”. Neste caso o objetivo é sensibilizar as pessoas, no sentido de desenvolver um olhar diferenciado, sobre a realidade em que vivem os idosos nos asilos de Uberaba. “Através da campanha, as pessoas poderiam ser incentivadas a visitarem mais os asilos, levando amor, carinho e afeto para todos idosos, principalmente, aqueles que foram “esquecidos” pela família”, argumentou a autora da proposta. “Adotar um idoso não tem custo, a única despesa é doar amor e tirar um ser humano da solidão” acrescentou.

A vereadora também já encaminhou ao Ministério da Saúde a solicitação para a criação de um Centro de Trauma do Idoso na cidade. A proposta é de que o Centro promova um atendimento mais amplo, específico e rápido ao paciente com idade superior a 60 anos, que sofreu um trauma com fratura e que necessita de tratamento cirúrgico.

De acordo com a vereadora, a demanda é de extrema urgência, pois na UPA o atendimento é demorado e a situação é mais grave quando o paciente necessita de cirurgia. “Criar um Centro de Trauma do Idoso no Município de Uberaba é agilizar o atendimento e o tratamento do paciente, oferecendo um serviço que possa submeter o paciente à cirurgia dentro do prazo de até 48 horas. Estudos comprovam que o quanto antes a cirurgia for realizada, maiores são as chances de o idoso ter uma vida normal”, disse a parlamentar.

Outro pedido encaminhado ao Ministério é a implantação de um Centro Dia Para Idosos Carentes, proporcionando ao idoso carente, portador de necessidades especiais, melhor qualidade de vida e integração social. “Quase diariamente assistimos os noticiários, incrédulos com os maus tratos e descasos do poder público para com os idosos. Alguns acidentes podem ser fatais quando os idosos se encontram sozinhos em casa. Outro agravante é quando o idoso é portador de mobilidade reduzida e fica em casa sozinho, tendo dificuldade de se alimentar, medicar e até mesmo fazer sua higiene pessoal. Muitos familiares, sem opção, deixam o idoso só para trabalhar ou abandonam o serviço para cuidar do parente dependente, o que acarreta problema, porque muitas vezes é o único que mantém financeiramente o lar”.

A vereadora defende a implantação desse tipo de assistência aos idosos, que poderiam passar o dia na casa de acolhida e a tarde retornarem para o convívio familiar. No mesmo sentido, Denise também solicitou ao Ministério da Saúde a implantação de uma Creche Municipal para Idosos Carentes em Uberaba. Ela esclareceu que o público-alvo seriam idosos carentes, principalmente os debilitados, e que a Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) não atende as suas necessidades.

Além disso, voltando ao âmbito municipal, a vereadora já pediu a instituição do Sistema de Atendimento Diário ao Idoso - Centro de Convivência da 3ª Idade - Casa do Vovô. A proposta é a criação de espaços de convivência voltados para a terceira idade, favorecendo a melhoria da qualidade de vida, a valorização da autoestima, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assim como a prevenção do isolamento social, que é a grande causa da depressão aos idosos.

Por fim, Denise também encaminhou ao Ministério solicitação para que seja criada na cidade uma Unidade de Referência a Saúde do Idoso. O local seria especializado no atendimento de pessoas com idade acima de 60 anos e que necessitam de mais cuidados por apresentarem doenças de maior complexidade.

Conforme a proposição, as equipes poderiam ser compostas por assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos geriatras, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, todos com especialização em gerontologia ou geriatria. Também poderiam fazer parte do quadro de profissionais auxiliares técnicos administrativos e auxiliares de enfermagem.

Os pacientes seriam encaminhados por uma Unidade Básica de Saúde, cuja equipe é responsável por diagnosticar se o quadro de saúde apresentado pelo idoso precisa ser acompanhado por uma equipe especializada.

 

 

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU
02/10/2019

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados