Novo Shopping de R$ 250 milhões é apresentado na Câmara
Executivo da empresa responsável pelo empreendimento explicou detalhes e respondeu aos questionamentos dos vereadores
A Câmara Municipal de Uberaba recebeu um dos empresários responsáveis pelo empreendimento Praça Uberaba Shopping Center, Carlos Felipe Fulcher, da empresa 5R. A participação no plenário da CMU aconteceu durante a 5ª Reunião Ordinária do mês de março, mesmo dia do lançamento oficial do novo shopping.
O presidente Luiz Humberto Dutra (PDT) destacou a importância do investimento recebido pela cidade. Fulcher explicou que o primeiro passo foi realizar um levantamento sobre a possibilidade de a cidade ter demanda para receber um novo shopping e o grupo teve uma grata surpresa. Ao todo serão 120 mil metros quadrados de área construída, na primeira fase com shopping e hotel.
Segundo o empresário, o conceito de arquitetura é diferenciado, com desenhos de profissionais da Europa, que estiveram anteriormente na cidade e desenharam o empreendimento. Na cobertura, por exemplo, serão instalados restaurantes e uma academia de ginástica, que vão funcionar em horários diferenciados do shopping.
Ainda de acordo com Fulcher, a partir de amanhã serão iniciadas as conversas com potenciais investidores da cidade, interessados em trabalhar no local. Ele ressaltou que geralmente os shoppings já chegam com uma lista de lojas já prontas, sendo que em Uberaba fizeram uma parceria com a Aciu e CDL, fazendo justamente o contrário, ou seja, dando oportunidade aos comerciantes locais, em primeiro lugar.
Para o presidente da Câmara, o investimento de R$ 230 milhões é um presente para a cidade. Ele lembrou que é preciso, sim, investir na Saúde, Segurança Pública, Educação, que são responsabilidade do poder público, mas investimentos como este, com capital totalmente particular, são extremamente importantes para o desenvolvimento da cidade.
Dutra também destacou que a empresa vai “adotar” uma área pública, o Parque da Cidade, situado no início da Univerdecidade, e inclusive será responsável pela manutenção.
Fulcher disse ter feito também um acordo com a prefeitura para a captação da água pluvial no entorno do local, serviço que deve ser concluído nos próximos 60 dias. Além disso, a sinalização do trânsito no entorno do empreendimento também ficará a cargo da 5R.
Como presidente da Comissão de Micro e Pequena Empresa da Câmara, o vereador Carlos Alberto Godoy (PTB) destacou que os estudos realizados mostram que os investidores não vieram para a cidade como paraquedistas e sim com conhecimento da realidade local. Ele também ressaltou que, normalmente, um shopping conta com capitais de multinacionais, sendo que em Uberaba será diferente, “e a inversão da lógica é muito importante”, avalia.
De acordo com o vereador Cléber Cabeludo (PMDB), o shopping chega em boa hora, pois a cidade tem passado por uma grande transformação, citando como exemplo a chegada da Planta de Amônia, a aprovação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Brasília. Cléber afirmou que o compromisso que fizeram, dando oportunidade para as empresas da cidade, é muito importante, pois estão colocando na cidade um shopping de nível de grandes capitais e desenho europeu. Ele aproveitou para pedir que as empresas que serão responsáveis pelas obras, utilizem mão de obra da cidade, preferencialmente.
Já o vereador José Severino (PT), afirmou que a cidade está retomando a posição de destaque que já teve anteriormente. “A agricultura e a educação é forte, a localização oferece condições para realizar o investimento, gerando emprego e renda”, disse. Para ele, o local do empreendimento vai valorizar a região central da cidade. “Vocês vieram para o lugar certo, na hora certa”, concluiu Severino.
Lourival dos Santos (PCdoB) agradeceu ao empresário pela cidade ter sido escolhida, pois certamente Uberaba tem potencial de desenvolvimento e crescimento. “O investimento acontece na hora certa e todos já ficam na expectativa da inauguração”, afirmou. 
Itamar Ribeiro (DEM) afirmou ter certeza de que a geração de empregos, impostos, somado a outros investimentos, vai alavancar o desenvolvimento da cidade. Ele citou o sucesso do Shopping Uberaba, que já teve duas ampliações, lembrando, ainda, a geração de muitos empregos diretos e indiretos, além do fato de o shopping ser também uma área de lazer, não apenas de consumo.
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) demonstrou preocupação com a área do Parque do Jacarandá (Bosque Municipal), sobre o qual já houve muitas discussões e até uma reunião pública, além de dez mil assinaturas de moradores que querem a preservação da área. Ripposati também comentou sobre a transformação do Jardim São Bento em condomínio fechado, pois foi levantada a hipótese de que para isso acontecer, uma rua precisaria entrar na área do Shopping. Em contrapartida, a empresa precisaria abrir outra rua, justamente na área do bosque. Mas, segundo o vereador, para o projeto ser executado a discussão deverá passar pela Câmara, precisando de uma discussão mais profunda. “Todo empreendimento gera receita e produtividade, mas devemos nos preocupar em preservarmos nossas áreas naturais”, finalizou.
Fulcher contou que já teve oportunidade de trabalhar mais de 20 anos fora do Brasil, principalmente em shoppings, e fala com conhecimento de causa, que empreendimentos que não dão certo não acontece apenas aqui, mas em todo lugar. Segundo ele, é importante primeiramente desenhar bem o shopping, atraindo um grande fluxo de pessoas.
O empresário também lembrou que o empreendimento vai abrir 1.200 vagas imediatamente, dando oportunidade a quem está se formando e querendo entrar no mercado de trabalho. Além disso, ele deixou claro que a intenção é de utilizar primeiramente produtos de Minas e de Uberaba.
A empresa está fazendo todos os projetos de engenharia, sendo que começaram pela demolição do esqueleto que existia no local. A inauguração deve acontecer no segundo semestre de 2014. 
Sobre a aquisição do terreno, questionada pelos vereadores, Fulcher disse que foi 100% adquirido da Casa de Saúde São José, sem nenhuma aquisição de área pública. Sobre o aumento de tráfego de veículos, ele explicou que serão instaladas entradas exclusivas para caminhões, além de uma área que dará acesso direto ao estacionamento, com uma rua de desaceleração para carros de passeios. A empresa, do mesmo modo, ficará responsável pela sinalização do trânsito naquela região.
O representante da 5R afirmou, ainda, que o que diferencia os produtos de um shopping, são justamente as áreas de lazer. No caso do Praça Uberaba Shopping, também será projetado para ser ecologicamente e ambientalmente correto, inclusive com relação ao uso de energia e água.
O Praça Uberaba Shopping Center terá 144 lojas, cinco âncoras, cinco semiâncoras, um supermercado, 17 operações fast-food, quatro restaurantes, um complexo de lazer, um complexo com oito salas de cinema stadium 100% digital, sete operações de serviços, 103 satélites e 1.600 vagas de estacionamento (1.200 cobertas).

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020