Pais e Educadores são focos do Congresso neste sábado

06/11/2009 00:00

Primeira Infância
Pais e Educadores são focos do Congresso neste sábado

O 1º Congresso Brasileiro da Primeira Infância e a 1ª Semana Estadual de Valores Humanos e de Cultura da Paz, terão como foco principal de suas atividades, amanhã (07/11), os pais e educadores. É importante salientar que as atividades do evento neste sábado ocorrerão em dois lugares, sendo no Colégio Marista Diocesano e Tatersal da ABCZ.
Marista – No período da amanhã acontecerá duas palestras, sendo a primeira, “Essência de Valores Humanos Pedagogia do Amor”, com Geise Degraf e Ítalo Terra, ambos Educadores Sociais. A segunda, “Os primeiro passos na Escola e a Interatividade Familiar”, com Maria Edilene Ferreira Leal, diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Uberaba.
Ainda no mesmo local, acontece o Painel I – “As ferramentas de Valores Humanos para os portadores de necessidades especiais”, tendo como convidados, Dr. Alex Abadio Ferreira, Coordenador Clínico da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), vereador e educador Carlos Alberto de Godoy, Sérgio Henrique Marçal, diretor da Associação de Crianças Deficientes (ACD), vereador Jorge Ferreira, presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da CMU e Onofre Fidélis, empresário e jornalista. Este painel terá como moderador, o psicólogo Lucas Félix.
No período da tarde, acontecerão as palestras: “Vivência em Valores Humanos na Educação”, com membros do Instituto de Valores Humanos; a palestra “Paz”, com Eliana Barbosa, consultora em Desenvolvimento Humano, escritora, conferencista motivacional e apresentadora de TV e Rádio; e a palestra “Educação e Ludicidade”, com a psicóloga Marta Hueb, professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Entre os painéis e palestras, ocorrerão apresentações de propostas e atividades lúdicas com crianças das creches.
As atividades desenvolvidas no Colégio Marista estão mais direcionadas para os Educadores.
Tatersal ABCZ – Neste local as atividades serão focadas, segundo os organizadores, para os pais e gestantes. O evento contará, no início, com um momento cultural, executado pelo Coral da APAE. Durante todo o dia acontecerão várias palestras, sendo elas; “Vivência – Te Ofereço Paz”, com a equipe deoInstituto de Valores Humanos; “Verdade”, com o vereador e presidente, Lourival do Santos, idealizador do Projeto João de Barro e do Instituto de Valores Humanos; “Amor -Vivenciando o amor na família”, com Geise Degraf ; “Vivência”, com a equipe do Instituto; e “Amor/Afetividade”, com a psicóloga Andreza Sisconeto.
No período da tarde, acontecerão as palestra “Ação Correta”, com o Dr. Laurista Corrêa Filho, Pediatra e Neonatologista de Brasília e a palestra “Ação Correta – Limite”, com a equipe do Amor Exigente. As outras palestras do dia são: “Verdade – Essência Divina Deus – Família”, com o professore Washington Abadio da Silva; “Vivência”, com a equipe do Instituto; “Amamentação”, com a Pediatra do Banco de Leite Humano do CAISM, Drª Gisele Paula Martins; e para finalizar, a palestra “Paz” com a consultora Eliana Barbosa.
O evento será encerrado no dia 08/11, domingo, com a passeata/”culturata” do Bebê e Primeira Infância, com concentração às 9h, na Praça Magalhães Pinto do 4º Batalhão da Polícia Militar, onde acontecerá o Encontro das Crianças dos Cemei’s (Centro Municipal de Educação Infantil).