Para eliminar uso de papel, Câmara Municipal repassa tablets aos vereadores

03/09/2019 08:53

Medida busca dar mais eficiência e adoção de práticas sustentáveis ao Poder Legislativo com a economia de quase 1 milhão de folhas/ano

Vereadores da Câmara Municipal de Uberaba passam a contar a partir desta semana com importante ferramenta que vai agilizar e dar mais eficiência ao trabalho legislativo.  O presidente da Câmara, vereador Ismar Vicente dos Santos - Marão (PSD), entrega nesta quinta-feira (05) a cada um dos vereadores um Tablet Samsung Galaxy Tab A 10.5. O equipamento será usado pelo parlamentar tanto nas sessões, quanto nas atividades junto à comunidade.  O tablet será entregue sem chip, mas cada vereador poderá adquirir e conectar o aparelho à internet.

Para o presidente Ismar Marão, além da melhoria nas condições de trabalho do vereador, o uso do tablet vai proporcionar economia ao Poder Legislativo, uma vez que a sua meta é eliminar o uso de papel. Somente com requerimentos e indicações, o Legislativo consome em média 24 mil folhas ano e considerando as cópias de projetos, esse montante chega a quase 1 milhão de folhas ao ano. “O custo benefício é muito grande. Com investimento de R$31,9 mil  estamos melhorando sobremaneira as condições de trabalho do vereador e ao mesmo tempo adotando práticas de economia e sustentabilidade no Poder Legislativo”, diz Marão.

Um aplicativo está sendo desenvolvido pelo setor de informática da Casa e será disponibilizado em cada tablet para que o vereador possa realizar todas as suas atividades legislativas online. No caso de requerimentos e indicações endereçados ao Executivo, o sistema estará diretamente interligado com o Departamento de Apoio Parlamentar e com a Prefeitura, o que dará mais agilidade e credibilidade ao trabalho, podendo também obter respostas mais rápidas das demandas da comunidade apresentadas por cada vereador.

Outra facilidade que o equipamento oferecerá é a leitura dos projetos em tramitação, que atualmente depende de cópias. O legislador terá acessos às matérias em tramitação e também poderá protocolar suas propostas sem a utilização de papel.

Nesta quinta-feira, Ismar fará a entrega simbólica dos primeiros equipamentos à Mesa Diretora em seu gabinete e, posteriormente, repassará os equipamentos aos demais vereadores em Plenário. Segundo o diretor do Departamento de Informática, Luiz Cláudio Argondizzi, técnicos do setor estarão à disposição para orientar os parlamentares a utilizarem os aparelhos da forma mais eficiente possível.

03/08/2019