Foi lançada hoje (07) a terceira edição do projeto "Parlamento Jovem Minas", conforme a Resolução 3114/2013 de autoria do vereador Franco Cartafina (PRB). Esse é o terceiro ano consecutivo do projeto realizado pela Câmara de Uberaba, Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e PUC Minas. Em Uberaba, o programa tem como parceiros a UFTM, UNIUBE e este ano FACTHUS. 
Segundo Franco, que foi convidado a ocupar lugar à Mesa Diretora durante a solenidade, são noventa alunos de seis escolas da cidade participando em 2015 do programa, entre elas Colégio Liceu Albert Einstein, Colégio Marista Diocesano, Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, Escola Estadual Nossa Senhora da Abadia, Escola Estadual Minas Gerais e Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. "Nosso município será sede da Etapa Regional Triângulo Noroeste, quando receberemos alunos de Uberlândia, Iturama, Conceição das Alagoas e Unaí. Este ano, o Parlamento Jovem teve a adesão de 41 municípios divididos em oito pólos." 
O estudante do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, Iago Martins, foi convidado pelo Cerimonial da Casa para falar em nome dos demais alunos participantes do projeto. "É importante para nós estar em contato com vocês, parlamentares, para compreendermos melhor o trabalho parlamentar. Obrigado por essa proximidade que os senhores estão nos permitindo ter com o Legislativo".
O professor Renato Ortega, do Colégio Liceu Albert Einstein, fez seu pronunciamento representando as instituições de ensino que participarão este ano. "Agradeço pela oportunidade de as escolas participarem desse projeto que, em minha opinião, é magnífico. Hoje, existe uma grande falha na educação, faltando uma participação política, cidadã, dentro da escola. E essa Casa tem contribuído para essa formação aos jovens", destacou.  
O tema do Parlamento Jovem 2015 é Segurança Pública e Direitos Humanos, tendo com subtemas: Prevenção Social do Crime, Novas formas de atuação policial e Proteção a segmentos vulneráveis à violência. A coordenação operacional do projeto é da diretora de Documentação e Pesquisa da CMU, Rochelle Gutierrez Bazaga e Guilherme Bento, chefe de gabinete do vereador.
Durante sua explanação, Franco comemorou a implantação do programa no Município. "O projeto nunca foi fácil, mas nunca desistimos. Começamos devagar e graças a Deus o programa é um sucesso." O vereador também aproveitou para agradecer ao ex-presidente da Casa, Elmar Goulart (SD), e também ao atual presidente da Mesa Diretora, Luiz Humberto Dutra (SD). "Dutra, você entende a grandeza desse projeto na Câmara e o impacto que ele gera em nossa comunidade. Obrigado."
Esperança. O presidente encerrou a solenidade destacando a importância do trabalho parlamentar. "A nossa esperança está na juventude, e vocês aqui estão representando-lhe. Temos procurado trabalhar nesse parlamento em benefício de nossa comunidade, que é nosso propósito. Nós, que estamos na vida pública, temos a responsabilidade de fazer o melhor por nossa sociedade." Dutra finalizou agradecendo a todas as pessoas envolvidas no projeto. "Parabéns Franco, parabéns Legislativo por estarem levando à diante boas ideias como esta", exclamou.  
Dep. Comunicação
Karla Ramos
07/04/2015

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020