Parlamento Jovem elege representantes para etapa estadual

25/06/2014 00:00

A Plenária Final do Parlamento Jovem 2014, desenvolvido por iniciativa do vereador Franco Cartafina (PRB), foi realizada nesta terça-feira (24), às 16h, no plenário da Câmara Municipal, coma eleição dos representantes para a etapa estadual, marcada para o período de 29 de outubro a 1º de novembro, em Belo Horizonte. Por meio das atividades doPJ, os jovens são preparados para formular, debater, votar e eleger sugestões de ações para o poder público.

A etapa municipal contou com a participação efetiva dos jovens que debateram o tema do ano: "Envelhecimento com qualidade de vida", de formas teórica e prática com realização de oficinas na Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e na Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), para embasar ainda melhor as suas propostas.

Segundo os organizadores do Parlamento Jovem, Rochelle Bazaga e Guilherme Bento, representarão Uberaba na etapa estadual, os alunos Jhayce Mariano de Sousa, da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco; Oscar da Silva Rodrigues, da Escola Estadual Minas Gerais; Júlio Cesar Pereira de Sousa, do Colégio Marista Diocesano e Eduardo Fernando de Oliveira, do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, que apresentarão as propostas resultantes das oficinas realizadas.

Devido ao destaque obtido no Estado,Uberaba foi escolhida como polo regional no Triângulo Mineiro. A etapa regional do PJ será realizada no dia 5 de setembro, quando estarão em Uberaba 15 jovens de cada uma das cidades participantes do Triângulo (Uberaba, Uberlândia,Iturama e Conceição das Alagoas), totalizando 60 alunos. O vereador Franco Cartafina cumpria agenda fora de Uberaba, mas fez questão de deixar gravada uma mensagem de cumprimento e de incentivo exibida no Plenário. Ele ressaltou a alegria de ver que o projeto pelo qual se empenhou para trazer à cidade tem dado frutos, a partir do momento em que transforma jovens antes distantes da política, em cidadãos conscientes e convictos de que têm uma importante contribuição a dar para melhorar o futuro do país, sob os mais diferentes aspectos. "Estou orgulhoso de ver mais uma edição do PJ concluída com sucesso, pois concretiza o seu objetivo principal que é o de despertar nos jovens o senso crítico e a cidadania e, sobretudo, fazer com que eles percebam a sua importância como protagonistas das mudanças que almejamos", frisou.

Rose Dutra – Assessoria de Imprensa