Parlamento Jovem Municipal realiza a primeira oficina de Formação Básica

23/04/2013 00:00

Parlamento Jovem Municipal realiza a primeira oficina de Formação Básica
Ao dar andamento às ações do Parlamento Jovem Municipal, esta tarde (22), a coordenação do projeto iniciou a etapa de Formação Básica junto aos alunos do Colégio Marista Diocesano e Escola Estadual Professora Corina de Oliveira envolvidos na proposta. A oficina aconteceu no Marista e contou com a participação da diretora do curso de Direito da Uniube, professora Andrea Queiroz Fabri, que discorreu sobre a organização do Estado. "É importante falarmos sobre esse assunto junto à juventude, pois precisamos de jovens que saibam filtrar aquilo que lhes é passado por alguns meios de comunicação", explicou a educadora.
Realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, por meio da Escola do Legislativo, Câmara Municipal de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o programa tem como objetivo contribuir com a formação cidadã e política dos participantes. Os monitores que orientaram os estudantes durante as atividades são graduandos do curso de História. "Para nós, que seremos futuros professores, é muito importante termos esse contato com os alunos e proporcionar essa vivência da política de perto. Principalmente quando temos uma escola pública e outra particular interagindo em um mesmo projeto", reforça a monitora Érica Martins de Carvalho.
Autor do projeto de instalação do Parlamento Jovem, vereador Franco Cartafina (PRB) comentou sobre a satisfação de ver o envolvimento dos jovens no programa. "A gente percebe que eles estão gostando, e isso que é gratificante. Esses alunos estão doando parte de um dia da semana para participar desse projeto. Quando a gente faz o que gosta e com boa vontade, temos resultados significativos", destacou, acrescentando que as outras oficinas ainda serão realizadas durante os quatro meses de projeto.
Uberaba é um dos 18 municípios que integram o Parlamento Jovem Mineiro. A última etapa dos trabalhos, prevista para acontecer em julho, consiste na seleção de três estudantes de cada escola para apresentar, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o documento final elaborado pelo grupo ao longo das atividades.