Partidas de futebol de campo terão início com execução do Hino Nacional

14/02/2012 00:00

Partidas de futebol de campo terão início com execução do Hino Nacional
O vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP) conseguiu a aprovação de projeto de sua autoria que visa obrigar a execução do Hino Nacional Brasileiro no início das partidas de futebol de campo. A propositura abrange partidas patrocinadas pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF e Federação Mineira de Futebol - FMF, além das semifinais e finais do Campeonato Amador, tornando-se facultativa nos demais jogos.
Segundo prevê o projeto aprovado, a execução do Hino Nacional deverá ser efetuada no gramado com a presença dos atletas e integrantes da arbitragem. Antes da introdução do Hino Nacional os locutores do estádio deverão orientar ao público para que a execução seja ouvida com respeito.
Afrânio alega que a execução é uma forma de estimular o espírito cívico, despertar o sentimento de amor à Pátria e sensibilizar os munícipes para a importância de seu papel como cidadão. "A população, segundo enquete realizada por jornal da cidade, aprova a execução do Hino. Isso mostra que estamos no caminho certo, ajudando as pessoas a serem mais patriotas", diz.
O vereador Marcelo Machado Borges (DEM) questionou sobre a inclusão das semifinais do Campeonato Amador, alegando que os locais onde as partidas são realizadas podem não ter a estrutura de som exigida. Diante desta possibilidade, Afrânio garante que o Executivo disponibilizará um caminhão de som para atender a demanda. "Em todas as partidas amadoras realmente seria inviável, por isso o Poder Executivo entrou no sentido de não inviabilizar o projeto", diz o vereador, referindo-se ao momento em que o projeto foi retirado de pauta no ano passado, quando buscou um aperfeiçoamento do mesmo junto ao prefeito.
Em defesa do autor, Tony Carlos (PMDB) apontou que a propositura está de acordo com a lei maior. "Nós, brasileiros, pouco reverenciamos nosso hino nacional. Não somos como os americanos. Como prevê uma lei de autoria minha e da Marilda, obrigamos a execução do hino nas escolas, com o intuito de despertar o sentimento de nacionalidade".