Peirópolis poderá ter um centro de Processamento de Agroindústria Artesanal

30/08/2013 00:00

Peirópolis poderá ter um centro de Processamento de Agroindústria Artesanal
O vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) encaminhou requerimento ao Prefeito Paulo Piau, aprovado na segunda reunião de agosto (13), solicitando a implantação de um Centro de Processamento de Agroindústria Artesanal no Bairro de Peirópolis, através de parcerias com a EMATER, Sindicato Rural, FAZU e outras instituições ligadas ao projeto.
Ripposati informou que o centro de processamento constitui um ambiente favorável ao resgate de saberes e práticas tradicionais. Além de criar oportunidades de inclusão social, principalmente para os segmentos menos privilegiados como as mulheres, jovens e idosos.
O vereador acrescentou que a unidade será uma espécie de vitrine dos produtos típicos da agricultura familiar, que poderão ser comercializados não só aos turistas, mas também a oportunidade da inclusão dos mesmos nas gôndolas dos supermercados da cidade, gerando forte fonte renda para os produtores.
O Parlamentar ressaltou a importância de buscar, também, a parceria do Governo do Estado, através do Programa de Desenvolvimento da Agroindústria Artesanal de Alimentos e do Artesanato Rural de Minas Gerais. "Este programa tem o propósito de oferecer as bases para a inserção do agricultor familiar no mercado, investindo, além dos aspectos tecnológicos e de infraestrutura, na profissionalização para o desenvolvimento de sua capacidade empreendedora e gestão dos negócios, que são fundamentais para se obter os atributos de qualidade desejados pelos consumidores", informou.
Ripposati finalizou dizendo que sua proposta é valorizar as comunidades rurais na produção, transformação e comercialização dos produtos fabricados, obedecendo todas as normas legais de fabricação, começando por Peirópolis, o maior centro turístico de Uberaba.
Audiência Pública - Nesta sexta-feira (30), às 18h, será realizada audiência pública no anfiteatro da Fundação Peirópolis, solicitada pelo vereador Ripposati, a fim de provocar ampla discussão do Plano Diretor de Peirópolis para revisão dos parâmetros atualmente estabelecidos para o uso e ocupação do solo na comunidade, visando à criação do Parque Científico, Cultural, Turístico e Ambiental no complexo.
Na audiência estarão presentes técnicos da PMU, aptos para esclarecer dúvidas dos moradores.