Personalidades são agraciadas com Comenda Major Eustáquio

28/03/2013 00:00

Personalidades são agraciadas com Comenda Major Eustáquio
O Centro de Eventos da ABCZ foi palco, na noite de ontem (26), de solenidade de entrega da Medalha Major Eustáquio a 14 homenageados. O evento, promovido pela Câmara Municipal, atende à Resolução 594, de 11 de dezembro de 1985, de iniciativa do então vereador professor Murilo Pacheco de Menezes. Além do Legislativo, participaram da mesa dos trabalhos a viúva do autor da condecoração, Terezinha Hueb de Menezes, prefeito Paulo Piau (PMDB) e o comandante do 8º BBM, major André Casarim.
Considerada a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo, a Comenda Major Eustáquio foi criada para agraciar aqueles que promovem e projetam o nome de Uberaba, contribuindo para seu desenvolvimento. Conforme explicou o presidente Elmar, a homenagem é concedida uma única vez na vida de cada agraciado. Ele também destacou a satisfação em promulgar a Resolução de criação da mesma, quando presidente da Câmara em 1985. "Que essa Comenda sirva de motivação a tantos outros grandes nomes que fazem de seu trabalho instrumento de desenvolvimento. Vocês [homenageados] são exemplos de prática de cidadania", externou.
Entre os homenageados, estava o reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Virmondes Rodrigues Júnior, indicação do vereador Samir Cecílio (PR). "As pessoas ainda não têm a dimensão do que significa para uma cidade sediar uma universidade federal. O reitor merece nosso reconhecimento pelo trabalho que desenvolve frente à instituição", justificou o parlamentar.
Em seu pronunciamento, Virmondes destacou alguns aspectos relevantes que envolvem a UFTM, em especial a transformação da faculdade em universidade, em 2005, e ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação. "Todos nós temos a obrigação, nesse momento, de renovar nossos esforços em prol da cidade e do desenvolvimento. Gostaríamos de agradecer cada um dos vereadores pela lembrança de nossos nomes". Emocionada, Terezinha Hueb destacou dois momentos que marcaram a vida do marido, criador da honraria. O primeiro quando recebeu o Título de Cidadania Uberabense e, o outro, quando instituiu a Comenda ora realizada. "As pessoas não morrem quando suas obras permanecem", destacou a educadora.
Em nome de Wagner do Nascimento Júnior, indicado pelo vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), e do ex-vereador Itamar Ribeiro, escolhido pelo vereador Marcelo Machado Borges - Borjão (DEM), que ocupam os cargos de presidente da Cohagra e subsecretário de Esporte e Lazer, respectivamente, prefeito Paulo Piau parabenizou todos os agraciados. "Quero agradeceu por tudo que vocês têm feito por nossa cidade", ressaltou, exaltando a importância do trabalho dos homenageados e de toda a população para o desenvolvimento do município, que, segundo ele, é polo consolidado nas áreas da saúde, educação e comercial, além de ser considerado terra do Zebu e de Chico Xavier, dentre outras qualidades. "Que Deus continue abençoando esta cidade".

Além dos homenageados citados, também receberam a Medalha Denito Carlos Stabille, através do vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP); tenente coronel Ademir Ribeiro de Moura, por meio do vereador Tony Carlos (PMDB); Sérgio Marcos Guarato, pelo vereador Cléber Humberto de Souza Ramos - Cléber Cabeludo (PMDB); Helder Silva Batista, por Edcarlo dos Santos Carneiro - Kaká Se Liga (PSL); Agostinho Alaor Ribeiro, por Edmilson de Paula (PRTB); José Alves Trindade, pelo presidente Elmar Goulart; João Roberto Finholdt Valim, por Franco Cartafina (PRB); Irizon Amaral de Arantes, por Ismar Vicente dos Santos - Marão (PSB); Marlene Trindade de Araújo (Mãe Marlene), por Luiz Humberto Dutra (PDT); Marco Antônio Ferreira Lopes, por Paulo César Soares - China (PSL) e Mauro Sérgio de Melo, por Samuel Pereira (PR).