PL que obriga noções de higiene é transformado em requerimento
O projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM), que torna obrigatório o treinamento em noções de higiene de alimentos para todas as pessoas que atuam em qualquer fase da cadeia alimentar, recebeu parecer de inconstitucionalidade. Devido à sua importância, segundo o autor, o documento foi transformado em requerimento.
Para esclarecer a sua proposição, Borjão convidou as nutricionistas Bruna Carvalho e Gabriela Nalle, que são, na verdade, as autoras da ideia. Segundo elas, a ANVISA preconiza esse curso que propõe práticas esclarecedoras de boa higiene, o que é fundamental para prevenir a grande quantidade de doenças que podem ser transmitidas através dos alimentos e que constituem um dos principais problemas de saúde pública na maioria dos países.
  As nutricionistas revelaram que, segundo a Organização Mundial de Saúde, a higiene dos alimentos compreende "todas as medidas necessárias para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhes são próprias e com especial atenção para o conteúdo nutricional".
Segundo Borjão, a vida moderna e a correria da rotina diária fazem com que a maioria das pessoas realize suas refeições fora da residência. Esse fato colaborou para o desenvolvimento dos serviços de alimentação e trouxe uma preocupação a mais para os profissionais responsáveis pela segurança alimentar. Assim, é extremamente necessário o treinamento dos profissionais manipuladores de alimentos com lições de Boas Práticas na Manipulação, conforme estabelecido na legislação.
Utilidade Pública – Os vereadores ainda aprovaram e declararam de Utilidade Pública o Lions Clube Uberaba Nair da Silva Oliveira, associação de fins não econômicos, fundada em 28 de abril de 2010. Samir Cecílio, autor da indicação, recebeu à mesa a ex-vereadora Teresinha Cartafina e a leonina Isaura Maria.
 
Todos os vereadores enalteceram o trabalho social desenvolvido pelo clube e votaram "sim". Apenas o vereador Franco Cartafina não pôde votar, pois, pelo grau de parentesco, o Regimento não permite. Teresinha, em nome do clube, agradeceu aos vereadores, que estão imbuídos numa boa causa e disse que todos os membros estão lá para servir e não ser servidos. "Chegar ao final do ano e sentir que pudemos servir é gratificante". 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020