Plenária final do Parlamento Jovem reúne estudantes da região em Uberaba

05/09/2014 00:00

A plenária final da etapa regional do Parlamento Jovem no Triângulo Mineiro aconteceu na tarde desta sexta-feira (5) na Câmara Municipal, após uma manhã recheada de atividades. Os participantes estiveram nos espaços disponíveis do Legislativo e também no anfiteatro da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu).

Além de Uberaba, participaram representantes das cidades de Uberlândia, Iturama e Conceição das Alagoas. No período da manhã foram desenvolvidos grupos de trabalho, reunião de coordenadores, bem como uma palestra com alunos observadores.

projeto, que é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas, este ano escolheu o tema “Envelhecimento e qualidade de vida”. O PJ chegou à cidade através da iniciativa do vereador Franco Cartafina (PRB), que participou do evento, assim como o vereador Luiz Dutra (SD).

Após a apresentação das ideias, os participantes discutiram várias propostas, defendidas pelos respectivos autores. Algumas foram escolhidas pelos delegados, sendo duas dentro de cada um dos três subtemas debatidos nos meses anteriores.

Propostas - Com relação ao primeiro subtema, "Direito ao envelhecimento com qualidade de vida", a primeira proposta diz respeito à saúde pública, visando uma assistência mais eficiente, podendo ampliar a distribuição de uma maior variedade de medicamentos e de outros produtos de suma importância, como fraldas, proporcionando mais saúde e qualidade de vida aos idosos.

A segunda proposta teve como foco o transporte público destacando que é imprescindível diminuir a altura dos degraus, efetivar a utilização e implantação de elevadores e de fiscalizar seu funcionamento em tempo integral, a fim de facilitar o acesso ao transporte. Ainda de acordo com a sugestão, deve haver melhor capacitação dos funcionários, buscando um atendimento mais prioritário e humanizado, bem como supervisão dos próprios funcionários quanto à ocupação de lugares reservados e melhor tratamento dos idosos, estabelecendo que pelo menos 20% das condições sejam cumpridas em 5 anos e a total efetivação após 15 anos.

O segundo subtema foi "Promoção da convivência intergeracional". A primeira proposta apresentada é sobre a necessidade de organizar projetos sociais mensalmente, com o objetivo de aumentar a convivência entre gerações, onde jovens e idosos fazem trocas de experiências, com profissionais adequados, trabalhos tecnológicos, musicais, danças e teatro.

A outra proposição é de promover no Dia Nacional do Idoso (1º de outubro) atividades de conscientização e convivência intergeracional, como por exemplo, gincanas, palestras, feiras, entre outras atividades no âmbito escolar que promovam a intergeracionalidade, deixando a cargo da escola a escolha da melhor atividade. O projeto pode ser desenvolvido através da Coordenadoria Especial de Políticas Para o Idoso e a Superintendência Regional de Ensino.

O terceiro e último subtema, "Protagonismo social e político", recebeu como primeira proposta a implantação, pelo governo estadual, do Centro de Apoio à Prevenção e ao Enfrentamento da Violência Contra o Idoso, inclusive com equipe de profissionais de apoio à vítima e sua família. Como forma de prevenção a violência e reestruturação psicológica da vítima, os Centros de Apoio deverão oferecer cursos profissionalizantes, que garantam a inserção social dos idosos, como aulas de computação, artesanatos, dança, entre outros.

A segunda e última proposta aprovada, dentro do subtema, é a criação e manutenção de vagas para a terceira idade em eventos políticos e de soberania popular, como assembleias e conselhos.

O vereador Dutra parabenizou os organizadores e os participantes pelo evento. Segundo ele, há muito tempo tem o objetivo de criar a Escola do Legislativo e por isso admira o trabalho realizado pelo vereador Franco Cartafina. Através disso, lembrou Dutra, os jovens podem conhecer como funciona os poderes em nosso país. “Quem está na vida pública quer servir ao povo e tenho a certeza de que o Parlamento Jovem está em boas mãos em Uberaba”, finalizou.

Franco Cartafina também elogiou a coordenação dos trabalhos. Ele ressaltou que o Parlamento Jovem é uma opção para o debate, a defesa de ideias e de sugestões, e tem certeza de que todos votaram bem. De acordo com o vereador, ele tem certeza de que os participantes vão representar bem o Triângulo Mineiro na plenária estadual, em Belo Horizonte, onde as propostas aprovadas serão apresentadas. O evento acontece entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro.