Plenário sedia Prestação de Contas da Alemg

25/03/2013 00:00

Plenário sedia Prestação de Contas da Alemg
Uberaba é uma das 18 cidades do Estado a receber a comitiva.
Vereadores participaram do evento e apresentaram questionamentos e demandas
Recepcionada pelo presidente do Legislativo de Uberaba, vereador Elmar Goulart (PSL), e outros parlamentares, comitiva da Assembleia Legislativa de Minas Gerais prestou contas do trabalho desenvolvido pela instituição, nos últimos dois anos, no plenário da Câmara Municipal. Presidida pelo presidente da Alemg, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), a reunião contou com a participação de representantes de entidades classistas e lideranças locais. Servidores do judiciário, em greve desde ontem (21), por tempo indeterminado, também estiveram presentes para pedir apoio aos deputados, no tocante às reivindicações de melhores salários, dentre outras demandas.
Na abertura dos trabalhos, Goulart classificou a iniciativa da regionalização da prestação de contas como ato de transparência e respeito à população. Na ocasião, o parlamentar mencionou o projeto Câmara Itinerante, desenvolvido quando vereador de legislatura anterior, em 2004, com o mesmo propósito de aproximar poder público e comunidade.  "Fomentamos e incentivamos ações que envolvem a população no levantamento de demandas para a criação das políticas públicas. Ouvir as pessoas é essencial para o desenvolvimento", explicou, citando como exemplo a realização da audiência pública que discutiu sobre a reativação da Delegacia de Segurança Rural, de iniciativa do vereador Cléber Cabeludo (PMDB), durante a manhã.
Vereador Luiz Dutra (PDT), por sua vez, lembrou a parceria com a Assembleia Legislativa, que possibilitou a implantação do Canal Câmara no município. Nesse sentido, o pedetista sugeriu que, da mesma forma que Uberaba tem acesso à programação da TV Assembleia, esta última também possa compartilhar conteúdo do Canal Câmara. "Seria bom que a Assembleia e as câmaras que possuem a outorga do canal digital possam conhecer o trabalho umas das outras", destacou. O parlamentar pediu o engajamento dos deputados na defesa de demandas antigas, como a duplicação da BR 262 de Uberaba a Nova Serrana – lembrando, inclusive, que este foi um dos compromissos de campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) - e da ligação de Veríssimo, Prata e Ituiutaba através da BR 454. "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Vamos continuar cobrando que esses projetos efetivamente saiam do papel".
Já vereador Kaká Se Liga (PSL) parabenizou a campanha "Assine + Saúde" desenvolvida pela Alemg, que tem como objetivo apresentar projeto de iniciativa popular ao Congresso Nacional, que obriga a União a investir 10% da receita bruta na Saúde. Quanto à relação entre os governos municipal e estadual, o vereador comentou a aproximação entre ambos que reflete positivamente no município. "O Triângulo Mineiro dava um boi em arrecadação e recebia um bife. Mas, com a aproximação do prefeito Paulo Piau e o governador Antônio Anastasia e o apoio de nossos deputados, estamos começando a receber um boi também", comparou. Na oportunidade, no que tange à área de Segurança Pública, Kaká anunciou que a Casa já se comprometeu a participar da viabilização da Aisp Rural, conforme acordado em audiência pública ocorrida pela manhã, através da disponibilização de quatro viaturas, sendo uma por gestão. "O acordo já foi feito com a anuência dos três presidentes desta legislatura", revelou.
Na sua vez, vereador Ismar Marão (PSB) questionou o presidente Dinis Pinheiro sobre seu posicionamento sobre PEC que tramita no Senado, de autoria do senador Ciro Nogueira (PSDB-GO), que propõe o fim de renumeração para vereadores de   municípios com até 50 mil habitantes. Pinheiro ressaltou a importância do legislador municipal no exercício da plena democracia, o que justifica a valorização desses políticos. "O bom senso e o equilíbrio devem prevalecer", emendou. Ao final, vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) externou solidariedade à greve dos serventuários do Judiciário e destacou a importância do envolvimento dos deputados na defesa de pleitos que beneficiarão não somente Uberaba, mas todo o país, como a implantação do gasoduto e outros investimentos.
Prefeito Paulo Piau (PMDB) participou do encontro e pontuou algumas questões que, segundo ele fazem da região do Triângulo Mineiro "a bola da vez". Dentre elas, a expressiva presença das universidades, como fonte de mão-de-obra e desenvolvimento tecnológico. Como forma de buscar o crescimento regional, mencionou a intenção de se criar a Região Metropolitana do Triângulo. Aos deputados, Piau reivindicou o ajustamento do Código Florestal à lei mineira. Deputados estaduais Antônio Lerin (PSB) e Adelmo Leão (PT) e federal Marcos Montes (PSD) também estiveram no evento e elencaram alguns pontos que vêm ao encontro do desenvolvimento do município, como a renegociação da dívida pública, recursos para a Segurança Pública e Saúde e elevação do IDH -Índice de Desenvolvimento Humano.