Posse dos vereadores, prefeita e vice terá público restrito e transmissão pela TV

30/12/2020 11:32

Com público restrito e com transmissão pela TV Câmara, canal 4.3, e pela página da Câmara Municipal de Uberaba no Youtube, serão empossados hoje os vereadores da 19ª Legislatura, a prefeita Elisa Araújo e do vice, Moacyr Lopes. O evento será realizado no Centro Cultural José Maria Barra do Sesiminas, a partir das 17h.
Antes do início oficial da solenidade acontece um ato ecumênico, com a participação do padre Saulo Emílio, do pastor Tiago Fogaça e da líder espírita Sônia Maria Barsante Santos. Em alguns momentos da cerimônia ocorrerão apresentações musicais com os cantores Stanley César do Carmo e Suelen Juliane Azevedo de Souza.
Os trabalhos iniciais são presididos pelo vereador mais votado no pleito eleitoral, Celso de Almeida Afonso Neto, que indicou o também eleito Diego Fabiano de Oliveira para ser o secretário Ad Hoc da mesa naquele momento. Os dois conduzem os trabalhos de posse deles próprios e dos demais 19 vereadores eleitos em novembro passado. Todos eles fazem o juramento e assinam o livro de posse.
Dada a posse aos vereadores, Celso Neto dá início ao processo de eleição da Mesa Diretora do Legislativo para o biênio 2021/2022. São feitas inscrições das chapas, caso haja mais de uma, e o voto é aberto e nominal, não podendo haver abstenção, segundo o regimento interno da Casa.
Encerrada a eleição da Mesa Diretora, são empossados os seus integrantes: presidente, 1º vice-Presidente, 2º vice-presidente, 1ª secretário e 2º secretário. Dando sequência à cerimônia é feita a entrega de botons a cada um dos parlamentares que integram a 19ª Legislatura da Câmara Municipal.
Os integrantes da Mesa assumem seus lugares e o presidente dá início à posse dos integrantes do Poder Executivo. A prefeita e o vice apresentam à Mesa Diretora os diplomas conferidos pela Justiça Eleitoral que ratificam a eleição e o primeiro a ser chamado para prestar o compromisso de posse é o vice, Moacyr Lopes. Em seguida o mesmo procedimento é feito por Elisa Araújo e são declarados empossados.
A última parte do evento é dedicada aos pronunciamentos, que serão apenas dois. O primeiro a falar é o presidente da Câmara Municipal, que será eleito durante a solenidade, e posteriormente Elisa Araújo.
O presidente da Câmara encerra a cerimônia já convidando os vereadores para a primeira sessão da Legislatura, marcada para o dia 8 de fevereiro.