Praça da Abadia recebeu nova iluminação com lâmpadas de LED

04/08/2015 08:56

A melhoria antes do início da festa da padroeira foi um pedido do vereador Luiz Dutra ao prefeito Paulo Piau

A inauguração da nova iluminação da Praça da Abadia no fim da tarde de sexta-feira foi prestigiada pelo presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Dutra (SD), que foi o autor do pedido da mudança ao prefeito Paulo Piau. Os vereadores Franco Cartafina (PRB) e Denise Max (PR), também participaram do evento.

As lâmpadas antigas foram substituídas por lâmpadas de LED. O novo sistema de iluminação é formado por 24 lâmpadas, que têm uma durabilidade de nove anos, enquanto que no sistema antigo, a durabilidade era de três anos.

A lâmpada LED possui vida útil de 100 mil horas e consumo de 92 kwh/mês. Já a lâmpada em vapor de sódio, utilizada atualmente na cidade, possui  vida útil de 25 mil horas e consumo de 150 kwh/mês. O resultado da nova iluminação representa economia de energia da ordem de 42%.

Luiz Dutra afirma que a mudança vem oferecer mais segurança e tranquilidade aos frequentadores e moradores, além de representar economia e modernidade. Dutra também ressaltou que a praça, além de ser da padroeira da cidade, se encontra no bairro mais populoso e é um dos cartões postais de Uberaba.

“Eu espero ver o mesmo avanço em outros pontos da cidade”, disse o presidente. Ele também elogiou a atuação do prefeito e sua equipe, em parceria com o Poder Legislativo, afirmando que sempre confiou no chefe do Executivo e em sua perseverança, determinação e boa intenção de fazer o melhor para o Município.

Dutra lembrou que recentemente foi realizado levantamento sobre os projetos votados pela Câmara no primeiro semestre e os resultados mostraram o resultado dos trabalhos, seja na área da saúde, educação ou infraestrutura. “Esta Administração tem feito de tudo para que o trabalho seja coroado de êxito ao final das nossas gestões”, afirmou o vereador.

Investimentos. Segundo o prefeito Paulo Piau, a nova iluminação da praça é o início de uma caminhada. Ele também destacou que a previsão de investimentos em iluminação pública pelo governo federal em 2016 e 2017 é de R$ 120 bilhões.

Piau comentou, ainda, que a substituição das lâmpadas vai acontecer em outros pontos da cidade, dentro do projeto Ilumina Uberaba. Ao todo serão 80 intervenções, das quais duas já foram realizadas no bairro Abadia, na própria praça e também no cruzamento da Avenida Prudente de Morais com rua Saldanha Marinho.

A intenção, de acordo com o prefeito, é de deixar a cidade mais iluminada e segura. O objetivo é investir R$ 4 milhões dentro do Ilumina Uberaba e outros R$ 100 milhões através de Parceria Público-Privada, até 2017. A fonte do recurso é a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), que é arrecadada através da conta de energia elétrica.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU