Pratique Esporte com Saúde

17/03/2010 00:00

Pratique Esporte com Saúde
Ripposati quer apoio do Ministério para execução da Lei

Ontem, durante a presença do ministro interino dos Esportes, Wadson Nathaniel Ribeiro, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) aproveitou para entregar a Lei do programa Pratique Esporte com Saúde, no sentido de buscar o apoio do Ministério para a execução da Lei na cidade, que foi aprovada a partir de projeto apresentado durante a sua primeira gestão na Câmara de Vereadores, em 2003. Ele explicou que a lei em vigor prevê a implementação de iniciativas que envolvam aspectos biopsicossociais e se estendam à qualificação profissional.
Ripposati ressalta que, por meio do esporte, é possível atrair também os jovens que porventura estejam desempregados e com tempo livre para ser gasto de maneira produtiva, com exercícios e até com cursos profissionalizantes. "Dessa maneira nós tiramos esses jovens das ruas treinando-os para o mercado de trabalho", frisa.
O ministro destacou que, pelas explicações do vereador, o projeto tem um importante cunho social. “Estou levando a Lei e vou me aprofundar em seu estudo. Inclusive em comprometi a encaminhar para o vereador minha avaliação sobre o programa que, em primeiro momento, me parece interessante para a comunidade e para a área esportiva da cidade”, destacou Ribeiro.
Ripposati repassou a reivindicação também ao bicampeão mundial de futebol, Dejalma Santos, que já prestigiou inúmeras atividades, com base na lei, e que obtiveram muito êxito, já que antes da prática de esportes os atletas se submetiam a uma avaliação de saúde. Caso fosse diagnosticado algum problema, era feito encaminhamento para tratamento pertinente. O vereador quer que o bicampeão retome o apoio à iniciativa. “É preciso que o governo desperte para o fato de que o esporte passa pela saúde”, frisa. Djalma Santos também se comprometeu com o vereador a avaliar a lei e envidar esforços para que ela volte à execução efetivamente.