Prefeito aumenta valor do quilômetro rodado do Transporte Escolar Rural

09/04/2015 00:00

Presidente da Câmara destaca trabalho conjunto
O prefeito Paulo Piau garantiu hoje (08), o reajuste de 15,38% no valor pago as vans do Transporte Escolar Rural. O valor é por quilômetro rodado e passará de R$ 1,30 para R$ 1,50. O último reajuste foi concedido em fevereiro de 2014, quando foi de R$ 1,15 para R$ 1,30.  Segundo Piau, o aumento só foi possível, após estudos feitos pelo Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, da Secretaria de Educação, que promoveu os ajustes necessários, haja vista, o custo da gasolina e outros gastos que os credenciados tem na prestação do serviço.
"É uma conquista não só do Governo, mas das crianças, alunos e famílias da área rural. Conseguimos avançar e de modo conciliador atender, dentro do possível, a demanda deles. Estes profissionais muitas vezes fazem o papel de pais, orientadores. Estão transportando o futuro de nossa cidade. Com este transporte os alunos da zona rural tem oportunidade de estudarem e se tornarem bons profissionais", destacou.
Interação. O presidente do Poder Legislativo, Luiz Humberto Dutra, destacou a parceria da Câmara com a Prefeitura. "Estamos fazendo uma política de verdade, com diálogo e informação. Fizemos um trabalho em conjunto e reconhecemos o que o Executivo está fazendo com sensibilidade. O Prefeito Paulo Piau teve diálogo com os membros da Ubervan, que prestam este serviço e chegaram a um denominador comum. E quem ganha é a comunidade. O Legislativo ajudou na intermediação e, em conjunto, conseguimos um bom resultado saindo todos satisfeitos", afirmou.
O atual presidente da Ubervan, Marcos Rodrigues Menino, destacou que o reajuste permitirá a categoria equilibrar as finanças. Ele também falou que a Ubervan quer "trabalhar em conjunto, garantindo a consolidação da parceria com o Legislativo e Executivo".
Dados - De acordo com a Diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da SEMEC, Elis Regina de Oliveira, atualmente são 108 vans credenciadas para o transporte escolar rural. Em 2014 as vans percorreram mais de 7 milhões de quilômetros, cujo valor pago pela prefeitura foi de quase R$ 10 milhões. Os recursos para o pagamento do transporte rural é oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e da própria prefeitura.
Atualmente são transportados 3.096 alunos, sendo que destes, 533 são do Estado. Em 2014, segundo a diretora, o repasse de R$ 150 mil não foi feito pelo governo mineiro. "O prefeito Paulo Piau, juntamente com a secretária Silvana Elias estão trabalhando esta questão, inclusive no sentido de elevar o valor do repasse, pois o que está em vigor fica aquém do custo do transporte destes 533 alunos, que chega a R$ 1 milhão", explicou.
O subsecretário de Educação, Eduardo Callegari, destacou o trabalho da pasta, visando atender a determinação do prefeito, que entendeu como necessário o reajuste, visto o cenário econômico brasileiro, bem como parabenizou a categoria que, segundo ele, "presta um serviço de qualidade ao município, e que cuida do bem maior, que são as crianças e jovens de Uberaba que estão na área rural do município e que tem as mesmas oportunidades de quem mora na área urbana".
Departamento de Comunicação da PMU