Presidente da Câmara cobra do DER obra em Ponte Alta aguardada há mais de dez anos

05/04/2013 00:00

O presidente da Câmara Municipal, Elmar Goulart (PSL), foi até o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) cobrar importante obra para o bairro de Ponte Alta. A reivindicação dos moradores já existe há pelo menos 12 anos e foi uma promessa de campanha do chefe do Legislativo.
O coordenador regional da 25ª CRG/Uberaba, Vicente de Paulo Cussi, recebeu o presidente e falou sobre vários projetos a serem desenvolvidos em Uberaba e região. Também estavam presentes no encontro o diretor geral da CMU, Paulo Martinelli, e o assessor José Simão.
Sobre o problema de Ponte Alta, o mesmo se refere a um afundamento de aproximadamente um metro de profundidade, ocorrido na estrada que liga a BR-262 ao bairro rural. Uma sondagem realizada recentemente pelo DER revelou que o afundamento atingiu cerca de oito metros de profundidade, por causa da umidade, isto em época de seca.
A obra estaria orçada em R$ 1,2 milhão e poderá ser desenvolvida em um prazo de seis meses. Mas falta o principal, a verba necessária para a execução da obra. Elmar Goulart disse que vai agendar para breve uma reunião com o diretor geral do DER/MG, José Élcio Santos Monteze, em Belo Horizonte, para reivindicar a liberação do dinheiro. O vereador destacou a importância da obra para quem mora em Ponte Alta e afirmou que pretende fazer de tudo para resolver o problema.
Maior do Estado - A regional do Departamento em Uberaba conta com a maior malha viária pavimentada do Estado, são 700 quilômetros de rodovias e 25 municípios. O coordenador Vicente de Paulo aproveitou para anunciar ao presidente da Câmara que em breve a cidade e região será beneficiada com o ProMG Pleno, Programa de recuperação e manutenção rodoviária do estado de Minas Gerais. É uma concessão, que o governo do Estado vai licitar para a manutenção de todo o trecho de rodovias da 25ª CRG/Uberaba , de Iturama a Nova Ponte. O investimento total, de acordo com o coordenador, será de R$ 200 milhões.
Outro projeto que deverá ser iniciado em breve é o Caminhos de Minas, que tem o objetivo de encurtar distâncias, diminuindo o tempo das viagens e aumentando a capacidade de rodovias que exercem o papel integrador entre os municípios mineiros. No total, o Caminho de Minas prevê a pavimentação de mais de 7,7 mil quilômetros de rodovias, beneficiando 304 municípios de cidadãos por todo o Estado. O Caminhos de Minas incluiu a duplicação da rodovia MG-427 até o posto da Polícia Militar Rodoviária e também a pavimentação de uma nova estrada, que vai ligar a região do bairro Capelinha do Barreiro e da comunidade rural Patrimônio dos Poncianos até a MG-427. A novidade vai reduzir em cerca de dez quilômetros a viagem de Conceição das Alagoas a Uberaba.
Outros assuntos tratados foram a construção de um trevo de acesso ao bairro rural de Santa Fé, uma preocupação do presidente Elmar Goulart, bem como a manutenção do Distrito Industrial 3, região que vai receber a planta de amônia.