Presidente da Câmara presta homenagem a ex-vereador

11/04/2013 00:00

Presidente da Câmara presta homenagem a ex-vereador

O mais antigo vereador da cidade ainda vivo recebeu uma homenagem do chefe do Legislativo nesta quarta-feira (10). O Diploma de Honra ao Mérito, com Requerimento de autoria do vereador e presidente da CMU, Elmar Goulart (PSL), foi entregue ao ex-vereador Dioclécio Campos, de 96 anos.

A solenidade aconteceu durante a 6ª Reunião Ordinária do mês de abril, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico José Renato Gomes, representando o prefeito Paulo Piau, Maria dos Reis Paiva, nora do já falecido ex-vereador Daltro Batista de Paiva, um dos autores da Resolução de 1994 que criou a comenda, juntamente com o também ex-vereador José Rodrigues de Resende.

Familiares e vários convidados também participaram da solenidade. A filha Ana Lúcia Campos falou em nome da família, destacando as qualidades do Dioclécio como homem, pai de sete filhos e homem público.

O ex-vereador ficou emocionado e agradeceu. Integrantes da Orquestra Viola de Ouro também prestaram uma homenagem ao ex-vereador, bem como o vereador Franco Cartafina, que é sobrinho bisneto de Dioclécio.

O presidente Elmar lembrou que Dioclécio foi vereador da terceira legislatura da Câmara Municipal (1955-1959), e destacou a honra de recebê-lo na Casa, bem como familiares e amigos. "Esta Casa sempre foi e é o berço de muitas lideranças políticas e agradeço a oportunidade de entregar esta homenagem a Dioclécio, que nos orgulha com sua significativa presença", afirmou o autor da homenagem.

Elmar Goulart lembrou que já foi o vereador mais novo e hoje é o mais velho, em seu quinto mandato. Segundo ele, é muito importante a preservação da memória de quem foi o alicerce da estrutura do Legislativo.

História - Dioclécio Campos, filho de Antônio Policarpo Campos e  Adelina Adélia Silva Campos, nasceu em Campo Florido (MG), no dia 14 de março de 1917. Recebeu o Título de Cidadão Uberabense por iniciativa do ex-vereador e ex-presidente da CMU, Rodolfo Luciano (Turkinho).  Ex-bancário, formado em Ciências Contábeis também atuou durante anos como empresário do setor imobiliário.

O ex-vereador é viúvo de Anna dos Reis Campos, com quem teve sete filhos, o falecido dentista José Maria dos Reis Campos, o médico pediatra Dioclécio Campos Júnior, o médico imunologista Antonio Campos Net, a professora universitária Ana Maria dos Reis Campos, a publicitária e decoradora Virginia Maria dos Reis Campos, a pedagoga  Déa Maria dos Reis Campos e o engenheiro civil Luiz Cláudio dos Reis Campos. Tem 28 netos e 27 bisnetos. O homenageado casou-se pela segunda vez com Marlene Ferreira, com quem está casado há 30 anos.