Em dois dias mais de uma centena de veículos foram removidos por guinchos por estarem estacionados em desconformidade com a Lei

Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Luiz Dutra (MDB) considerou deselegante, antipática e próxima a arbitrariedade ação do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar nos dois últimos dias de festa em louvor à Nossa Senhora da Abadia, padroeira da cidade. Neste período, número bem superior a 100 veículos foram rebocados por estarem estacionados em desconformidade com a Lei, mesmo em local que não possui sinalização e não atrapalhava a circulação de veículos.

O parlamentar chegou a conversar sobre o assunto com o responsável pelo Pelotão de Trânsito, mas ainda pretende levar a questão aos comandantes da Polícia Militar e ao plenário do Legislativo na sessão Ordinária da próxima segunda-feira.

“O que mais me causou indignação foi ver uma senhora chorando, com criança no colo, ser impedida de tirar as chaves de casa que estavam no interior do carro que se encontrava sobre o guincho”, declarou Dutra para exemplificar o que chamou de falta de bom senso. Para o presidente da Câmara, que é Delegado de Polícia aposentado, a partir do momento em que o proprietário se apresentou, habilitado e com os documentos em dia, o veículo poderia ser liberado e aplicada a multa de trânsito por estacionar em desconformidade com a Lei.

“Somos os primeiros a reconhecer a importância da presença policial em grandes eventos como a festa da padroeira, mas para garantir a segurança das pessoas e não para criar clima de terrorismo e preocupação e, muitas vezes afugentar turistas e fiéis”, disse Dutra ao acrescentar que o cumprimento da legislação ao “pé-da-letra”, sem que haja bom senso, pode redundar em injustiças. “Existem situações em que a PM age com flexibilidade, como as carreatas de políticos, os caminhões de formatura e até mesmo o transporte coletivo, cujos ônibus muitas vezes circulam com excesso de passageiros, com a grande maioria em pé”, citou.

“Entendemos ser a Polícia Militar uma das mais importantes corporações da segurança pública, tanto que sempre a destacamos na Câmara Municipal com as moções de aplausos para valorizá-la junto à opinião pública”, destaca o presidente considerando ter sido falta de sensibilidade realizar blitz com foco no estacionamento irregular em plena principal festa religiosa da cidade. “Damos todo apoio à presença da Polícia nesses eventos, mas para prevenir o tráfico, a ação de vândalos, orientar os motoristas e punir aqueles que, por ventura, estejam causando transtornos ao trânsito”, afirmou

O presidente da Cãmara disse que levou a situação ao prefeito municipal  Paulo Piau e  ao  secretário de Defesa Social Trânsito e Transporte (Sedest), Wellington Cardoso Ramos. Dutra também debaterá o assunto com os comandantes da Polícia Militar em Uberaba e se pronunciará sobre o assunto no Plenário do Legislativo na próxima segunda-feira, durante a sessão.

 

 

Márcio Gennari Mariano

Departamento de Comunicação

16/08/2018 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020