Presidente da CMU quer instituir Semana Municipal de Prevenção a Pré-Diabetes

30/01/2014 00:00

A partir deste ano Uberaba poderá contar com a Semana Municipal de Prevenção e Orientação da Pré-Diabetes. Um Projeto de Lei de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Elmar Goulart (SDD), pretende instituir a Semana anualmente, coincidindo com o dia 14 de novembro, data em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes.

De acordo com o autor do PL, o objetivo da campanha será o de promover a conscientização e educação sobre a doença, através de profissionais qualificados, além de criar oportunidade de integração de órgãos e entidades, públicos e privadas, realizando ações conjuntas em benefício da comunidade.

A pré-diabetes trata de uma condição caracterizada por uma elevação nos níveis de glicose de jejum ou uma alteração, durante um teste de tolerância à glicose. As pessoas são consideradas de alto risco se estiverem com os níveis sanguíneos muitos próximos dos pacientes diabéticos, pressão arterial elevada ou alterações lipídicas. Estes pacientes devem trabalhar com os seus médicos para obterem normalização dos seus valores.

Os pacientes com pré-diabetes (glicemia de jejum entre 100 e 125 mg/dL ou com valores entre 140 a199mg/dL 2 horas após uma sobrecarga de glicose) devem seguir algumas recomendações, como fazer um teste de tolerância à glicose anual, bem como umteste de microalbuminúria, a glicemia de jejum, hemoglobina glicada e lípedes devem ser medidos a cada seis meses.

Também é importante reduzir o peso entre 5 e 10%, e praticar exercícios por 30 a 60 minutos, durante cinco dias na semana e seguir uma dieta pobre em gordura e rica em fibras.