Presidente do Grupo Algar recebe homenagem do Legislativo

16/11/2015 11:29

A Câmara Municipal entregou nesta segunda-feira (16) a Medalha Major Eustáquio ao presidente do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia. A solenidade aconteceu no Plenário, durante a 6ª Reunião Ordinária do mês de novembro.

A homenagem foi criada em 1985, pelo então vereador professor Murilo Pacheco de Menezes, destinada a destacar pessoas que com algum gesto ou ato de real importância para o Município. O criador da condecoração foi representado pelo filho, Fernando Hueb de Menezes, chefe de Gabinete da Prefeitura.

Também estavam presentes o prefeito Paulo Piau e o deputado estadual Tony Carlos, entre outros convidados. Na ocasião o hino do Grupo Algar foi cantado pelo Coral do Cerrado, que existe desde 2012 e é composto por 19 integrantes. O grupo conta com o apoio do Ministério da Cultura.

O homenageado Luiz Alberto é formado em engenharia e ingressou na Companhia de Telefones do Brasil Central (hoje Algar Telecom) em 1969. Atualmente ele ocupa os cargos de presidente dos Conselhos de Administração do Grupo Algar e da Algar Telecom, é conselheiro da Fundação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, membro do Conselho da Federação das Indústrias de Minas Gerais, da Fundação de Pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e também do Instituto de Estudos Para o Desenvolvimento Industrial.

Em sua fala, o presidente do Grupo Algar relembrou sua trajetória, inclusive que chegou à Uberaba aos dez anos de idade, onde estudou por quatro anos no internato do Colégio Marista Diocesano. Luiz Alberto comentou sobre o início da empresa e sua carreira, inclusive o período em que morou na Suécia. Ele criticou a falta de planejamento no Brasil. “É preciso quebrar o paradigma de não ter planejamento de longo prazo”, afirmou o presidente da Algar, defendendo a necessidade de se olhar pelas crianças, “antes que se tornem bandidos”. O homenageado também criticou a qualidade do ensino, lembrando que muitos se formam sem sequer saber ler direito. “Precisava que existissem creches oferecendo aprendizado e ensinamentos em maior escala”, defendeu Luiz Alberto.

O deputado Tony Carlos ressaltou que o Grupo Algar é o único do Brasil que tem o capital 100% nacional, sem participação de empresas estrangeiras, e que gera 300 empregos apenas em Uberaba. Tony também parabenizou a empresa pelos 80 anos de história.

O prefeito Paulo Piau disse que só tem a agradecer ao Grupo Algar, e destacou o empreendedorismo da empresa na cidade. O chefe do Executivo também falou sobre o call Center - AlgarTech montado em Uberaba que, segundo ele, se traduz em benefícios para que a ação social possa ser mais efetiva. “É uma empresa nacional, que se preocupa com os problemas sociais”, afirmou o prefeito, destacando as características da empresa, suas qualidades e importância para Uberaba e região.

O presidente do Legislativo, Luiz Dutra (PMDB) cumprimentou os presentes e o homenageado, destacando suas qualidades, bem como da empresa e a importância da mesma para Uberaba. “O País passa por uma rígida crise financeira, mas é preciso continuar trabalhando em benefício da região”, disse Dutra.

De acordo com o vereador, o Algar está neste patamar pela visão da atual administração, e acredita que a mesma deve continuar pelos próximos anos. Ao final da solenidade o deputado Tony Carlos entregou cópias do hino de Uberaba gravado pelo Coral do Cerrado a todos os vereadores e ainda uma caixa para que o prefeito encaminhe às escolas municipais.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU