Presidente visita Hospital Dr. Hélio Angotti e define realização de audiência pública

18/07/2014 00:00

O presidente da Câmara Municipal, vereador Elmar Goulart (SD), visitou no início da noite de ontem (dia 17) o Hospital Dr. Hélio Angotti, onde se reuniu com o presidente Délcio Scandiuzzi e o diretor executivo José Carlos de Almeida. "Nossa presença aqui hoje é ver de que forma a Câmara Municipal pode colaborar para alavancar a arrecadação de recursos para este importante hospital, não só para Uberaba como para toda a região", disse Elmar Goulart. O Hospital Dr. Hélio Angotti atende atualmente 4.048 pacientes, vindos de 146 municípios. Mesmo com as contribuições mensais do Estado, no valor de R$ 173 mil, e do Ministério da Saúde, de R$ 319 mil, a instituição apresenta um déficit mensal de 17,2%.

Segundo o presidente Délcio Scandiuzzi, a projeção para 2014 é que, mesmo com as doações, o hospital fique com um déficit anual de R$ 2.378.611,52. "O hospital pertence à cidade de Uberaba, precisamos de um envolvimento de todos para manter toda esta infraestrutura", afirmou Scandiuzzi, relatando os equipamentos de última geração que hoje estão em funcionamento no local. Atualmente, 93% do atendimento no hospital é feito pelo SUS.

Durante o encontro ficou definida a realização de uma audiência pública no mês de agosto, em data a ser agendada, para discutir a situação financeira do Hospital Dr. Hélio Angotti. O presidente Elmar Goulart revelou que Requerimento (nº 0710) de sua autoria com esta proposição, assinado também pelo vereador Cléber Cabeludo, já foi aprovado no plenário da Câmara Municipal. “Para esta audiência vamos convidar todos os municípios que tem pacientes aqui, para que nos ajudem a encontrar soluções para a manutenção plena deste local”, afirmou. Também ficou definido na reunião que no próximo mês a TV Câmara passará a exibir VT´s que estimulem a população a colaborar com o hospital, sendo que hoje as doações também podem ser feitas por meio das contas da Cemig, Algar e Codau.

Délcio Scandiuzzi aproveitou para apresentar ao presidente Elmar Goulart toda a estrutura do Hospital Dr. Hélio Angotti, como o andar reformado com recursos da CBMM, e ainda os dois andares que precisam ser reformados, além de vários equipamentos de ponta. "Saio daqui impressionado com o que vi. A Câmara será uma parceira na busca de alternativas que possam alavancar ainda mais a estrutura deste hospital", finalizou o presidente.