Programa Cavalo de Lata é cobrado do Executivo por Denise Max

03/05/2017 12:53

Implantar o programa ‘Cavalo de Lata’ em Uberaba é proposta antiga da vereadora Denise Max (PR). A parlamentar, através de requerimento, solicitou ao Executivo instituir o programa que substitui veículos de tração animal.

Denise ressaltou que essa proposta foi apresentada pela primeira vez em 2013, em sessão plenária, mas que até o momento não obteve resposta da Administração Municipal. “O número de denúncias contra carroceiros tem crescido em Uberaba. Tornou-se comum presenciar cavalos doentes, desnutridos, com úlceras pelo corpo e com ferimentos causados pelo excesso de peso. Quando o animal não tem mais condições de trabalhar, ele é ‘descartado’. Conclusão: o cavalo padece sem assistência médica veterinária até à morte”, lamentou.

Segundo ela, a implantação do programa visa a acabar com os maus-tratos aos animais, possibilitando que os carroceiros continuem trabalhando, porém sem escravizá-los. “A substituição da carroça pelo ‘Cavalo de Lata’ irá colaborar com o trânsito, deixar a cidade limpa, evitará a transmissão de doenças provocadas pelas fezes e urinas dos animais e, ainda, valorizará os profissionais catadores de recicláveis e aqueles que fazem pequenos carretos.”

A vereadora explica ainda que o ‘Cavalo de Lata’ é um carrinho que pode funcionar com uso de eletricidade ou pedal, e que já está sendo utilizado em vários municípios, substituindo as carroças e charretes. “Ele é sustentável, limpo, totalmente elétrico e as peças de reposição são baratas e de fácil manutenção,“ finalizou.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação