Programa Movimento aborda assuntos relacionados a Direito de Família

10/07/2014 00:00

Compartilhar

A jornalista Evacira Coraspe apresenta mais uma edição do Programa Movimento nesta sexta-feira (11). O programa, que é uma produção da Câmara Municipal de Uberaba por meio do Canal Câmara, terá como convidada a advogada Mônica Cecílio Rodrigues, especialista em Direito de Família.

Segundo Evacira, idealizadora do programa que está no ar há mais de um ano, serão abordados vários temas relacionados ao assunto, como dano moral por abandono afetivo, relação da família com idosos, divórcio,testamento, documento jurídico para escolha do final de vida, partilha de bens na relação homoafetiva e pensão alimentícia. "Iremos dar um destaque especial durante o programa na questão do abandono afetivo, por ser um assunto de muita relevância", disse a apresentadora.  

De acordo com artigos jurídicos, o abandono afetivo seria o descumprimento injustificado do dever de sustento, da assistência moral e material, guarda e educação, até mesmo a resistência no reconhecimento de paternidade. 

"Há dois anos, o Superior Tribunal de Justiça condenou um pai a pagar R$ 200 mil à filha por abandono afetivo, entendendo que é possível exigir indenização por dano moral quando os pais não dão os devidos cuidados e atenção. O abandono afetivo neste exemplo está intimamente ligado à falta de proximidade, apesar de proximidade não caracterizar afeto", segundo artigo do site Ética e Realidade Atual. Para o Superior Tribunal da Justiça (STJ)não é preciso apenas pagar a pensão alimentícia, mas também dar atenção e acompanhar o crescimento dos filhos.

O Programa Movimento vai ao ar às sextas-feiras às 15h30, simultaneamente no Canal Câmara (sinal digital 61.1) e na TV Universitária, com reprise na TV Universitária, às 21h, e às terças-feiras, às 13h30, no Canal Câmara.

 

 

Departamento de Comunicação 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados