Programa Movimento entrevista psicóloga sobre a Síndrome de Diógenes

25/08/2017 17:27

A Síndrome de Diógenes, conhecida popularmente como Acumuladores, será o tema do Programa Movimento apresentado pela jornalista Evacira Coraspe, na próxima terça-feira (29), no Canal da TV Câmara - 61.3.

Evacira abordará o assunto com a psicóloga e psicanalista, Thaís da Silva Pereira, que responderá na oportunidade a vários questionamentos. “Falaremos sobre os sintomas, diferença entre colecionadores e acumuladores, tratamento e o modo de vida dessas pessoas”, contou Evacira.

Segundo sites específicos do assunto, essa síndrome trata-se de uma alteração comportamental, cuja principal característica é a compulsão por adquirir ou coletar objetos, juntamente com a incapacidade de descartá-los mesmo quando são perigosos, nocivos ou insalubres.

Segundo a jornalista, estudo indica que nos Estados Unidos de 2% a 5% da população são considerados acumuladores. No Brasil, de acordo com o site Superinteressante, existem pouquíssimos dados a respeito, mas se ela realmente estiver ligada ao comportamento consumista de uma sociedade, como já se vê nos EUA, estamos nesse caminho.

O programa vai ao ar, às 19 horas, sempre às segundas, terças e sextas-feiras.

Engenheiros Sem Fronteira - Nesta sexta (25), será exibido o programa que teve as participações das diretoras da ONG ‘Engenheiros Sem Fronteiras’, Sônia Marinho e Aryelle Lopes. A organização é formada por estudantes de Engenharia de Uberaba, que tentam mudar a realidade da população, por meio de trabalhos sustentáveis.

Entre as instituições, que já receberam projetos da ONG, estão o Sanatório Espírita e Instituto dos Cegos do Brasil Central. O trabalho dos 'Engenheiros Sem Fronteiras' pode ser visto também em algumas escolas públicas da cidade.

O programa será reapresentado na próxima segunda.

Dep. Comunicação

Karla Ramos