Projeto cria Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais

05/08/2011 00:00

Projeto cria Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais

Em outro projeto a Prefeitura celebra convênio com Associação dos Criadores de Pássaro de Uberaba

Os vereadores também apreciaram dois Projetos de Lei que tratam de questões voltadas para os animais. Atendendo solicitação do vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PP), a prefeitura encaminhou para votação o PL122/11, que criou o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais.  Este conselho terá como objetivo promover o programa de educação continuada de conscientização da população a respeito da propriedade responsável de animais domésticos, podendo, para tanto, contar com parcerias de entidades de proteção animal e outras organizações não governamentais, universidades, empresas públicas e/ou privadas, nacionais e internacionais e entidades de classe ligadas aos médicos veterinários.
Segundo o líder do governo, vereador Cléber Cabeludo (PMDB), o Conselho irá desenvolver um cronograma anual de atividades a serem realizadas, visando à proteção dos animais, dentre elas, a realização de campanhas permanentes e obrigatórias de vacinação e esterilização. Através de emenda modificativa, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), alterou o artigo 3º, acrescentando um parágrafo único que prevê a “elaboração anual de um relatório das atividades desenvolvidas, publicando o mesmo no diário oficial do município, o Porta-Voz”.
O conselho será composto por 14 membros, sendo eles representantes governamentais e da sociedade civil.  O projeto foi aprovado por 11 votos e contou com a participação da presidente da SUPRA, Denise Stéphani Max.
Pássaros – Outro projeto apreciado pelos vereadores, diz respeito a celebração de convênio com a Associação dos Criadores de Pássaros de Uberaba. Através da matéria, a prefeitura irá transferir recursos da ordem de R$ 10 mil para a entidade, que irá promover o 53º Torneio Nacional de Fibra e Canto. O torneio faz parte do calendário de eventos de Uberaba. O projeto foi aprovado por 10 votos sim e dois não, dos vereadores Almir Silva (PR) e José Severino (PT). Almir explicou que, em seu entendimento, o município tem outras prioridades onde este recurso poderia ser mais bem aplicado. Além de concordar com o colega parlamentar, o vereador Severino foi além e afirmou que não concorda com a prisão de pássaros e não incentivaria este tipo de atividade.