Projeto criando o Dia do Autista é aprovado na Câmara Municipal

15/05/2015 00:00

Na presença de diversos pais de crianças e adolescentes autistas, a Câmara Municipal aprovou na reunião de quinta-feira (14) o Projeto de Lei de autoria do vereador Franco Cartafina (PRB), que institui no calendário popular do Município, o dia 2 de abril, como o "Dia da Conscientização do Autismo".
O autor do PL ressaltou que há algum tempo vem acompanhando um grupo de aproximadamente 50 pais preocupados com as políticas públicas voltadas ao autismo, "uma síndrome pouco conhecida e divulgada". Disse que tem visitado algumas escolas da rede pública e Cemeis onde têm crianças autistas, sendo que as professoras são unânimes ao afirmar que as crianças são carentes de informação e, também, da intervenção acolhedora do poder público no âmbito da educação e da saúde. "Esse projeto é para chamar à responsabilidade os governantes e que Uberaba seja exemplo para outros municípios, no que diz respeito à conscientização ao autismo", argumentou.
Carla Coelho, representando o grupo de pais presentes no Plenário, disse que entre as muitas dificuldades que enfrentam, a maior delas é à falta de políticas públicas voltadas para o autismo, em especial a ausência de informações, e o preconceito vivido pelas famílias. Agradeceu a Câmara, em especial ao vereador Franco, por ter abraçado a causa e salientou a importância de todos estarem unidos. "Hoje a cada 58 pessoas uma é autista e segundo pesquisas, em 2025 metade da população mundial será autista. Clamamos a atenção dos governantes para serem a voz dos autistas, que têm dificuldades de comunicação e socialização", destacou.
Jorn. Cássia Queiroz
Departamento de Comunicação da CMU