Projeto de China prevê colocação de câmeras de vídeo dentro de taxis

07/04/2015 00:00

Vereador participou de manifestação promovida por taxistas da cidade em virtude da morte de mais um profissional e cobrou posicionamento de deputados
"Assassinato de taxista ocorrido no fim de semana passado pode ser considerado uma tragédia anunciada", afirmou o vereador Paulo César Soares China (SD) durante manifestação de taxistas pelas ruas da cidade na manhã desta segunda-feira. O vereador disse que tramita no Poder Legislativo Municipal, desde 2013, projeto de sua iniciativa que prevê a obrigatoriedade de colocação de câmeras de vídeo dentro dos táxis da cidade. "Se esse projeto já tivesse sido votado e estivesse valendo, certamente não teríamos mais um pai de família cruelmente assassinado", lamenta o parlamentar.
O vereador China acompanhou toda a manifestação, percorrendo ruas e avenidas da cidade sobre um trio elétrico e ao parar na Praça Rui Barbosa, o parlamentar cobrou publicamente posicionamento dos deputados estaduais eleitos por Uberaba - Tony Carlos (PMDB) e Antônio Dos Reis  Gonçalves  Lerin -. Ele exige o cumprimento de compromissos assumidos por ambos em favor da segurança na cidade. "Os dois deputados estiveram em audiência pública na Câmara Municipal e se comprometeram em atuar em favor da Segurança Pública da cidade. Precisamos ver e sentir o resultado do trabalho deles que até agora nada melhorou e continuamos vendo inocentes morrendo", desabafou.
Projeto que obriga a colocação de câmeras dentro dos veículos e a criação de uma central de monitoramento ainda não foi votado a pedido do Executivo, que solicitou prazo para discutir melhor a matéria. De acordo com China, ele, inclusive, reconhece que em algum ponto a proposta se torne inconstitucional por vício de iniciativa, mas sempre se dispôs a discutir o assunto, e o que não estivesse legal fosse apresentado como autoria do Poder Executivo. Para ele, o importante é fazer a Lei valer o mais rápido possível.
Depois de passarem pela Praça Rui Barbosa, os taxistas seguiram para o Centro Administrativo Municipal, onde um grupo, acompanhado do vereador China, foi recebido pelo Prefeito Paulo Piau (PMDB) e pelos secretários de Governo, Rodolfo Cecílio - Turkinho e de Comunicação, Dênis Silva. Na ocasião, ficou acertada reunião para a próxima quarta-feira, dia 8, com a participação do comando das Polícias Militar e Civil na cidade e ainda dos secretários de Trânsito, Wellington Cardoso Ramos, e do Conselho de Segurança, Coronel Emanuel Kappel.
No período da tarde, o vereador China relatou o ato de protesto dos taxistas e a sua indignação com a morte de mais um profissional durante a sessão plenária da Câmara Municipal
Jorn. Márcio Gennari
Departamento de Comunicação