Projeto de Lei, de autoria do prefeito Paulo Piau, que altera o sistema do estacionamento rotativo pago em Uberaba, Área Azul, entra na pauta da primeira sessão plenária de setembro a ser realizada na próxima segunda-feira (08). 

A proposta do Executivo é criar estacionamentos separados em áreas Vermelha e Azul, com preços distintos, de acordo com o local e a necessidade da rotatividade. Segundo justificativa do Executivo, a logística de trânsito, em especial no que concerne ao estacionamento de veículos, é um dos problemas mais evidentes nas cidades em expansão territorial e populacional, devendo ser uma preocupação constante da Administração Pública. "Vale enfatizar que a gestão de estacionamentos públicos é deveras complexa, uma vez que a cada dia aumenta o número de veículos nas zonas urbanas e rurais, mas os locais em que a população reside ou mais frequenta não comportam o regular parqueamento, o que leva os usuários das vias, áreas e logradouros públicos a agirem de maneira contrária às regras de trânsito cogentes", diz o texto do projeto. A Vermelha permitiria um tempo de permanência menor e, ao mesmo tempo, mais caro para o motorista, enquanto a Azul seria o contrário, o motorista pagaria menos, mesmo usufruindo do espaço por um período maior.

O secretário municipal de Trânsito, Emmanuel Kappel, durante sua participação no plenário no início deste ano, explicou que a intenção de diferenciar as zonas Vermelha e Azul é porque existem locais onde a demanda é muito maior que em outros. Ainda de acordo com o secretário, o Decreto que vai regulamentar toda a estrutura será objeto do governo municipal para normatizar a situação.

A iniciativa deixa claro que a proposta quer garantir a rotatividade das vagas nos estacionamentos nas vias, áreas e logradouros públicos, permitindo que diversos usuários façam uso delas ao longo do dia.

 

Pauta – Pela terceira vez o projeto é inserido em pauta. Quando foi discutido pela primeira vez, em fevereiro, o vereador Afrânio Cardoso de Lara Resende (PROS) entrou com pedido de vistas à iniciativa durante a sessão. Em outra oportunidade, o mesmo foi retirado juntamente com outros cinco projetos [previstos para serem analisados no dia 18 de agosto],  quando cinco vetos do Poder Executivo trancaram a pauta  da sessão de agosto. 


Departamento de Comunicação

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020