Projeto do Executivo que beneficia a Cohagra retorna à Casa e é aprovado em Plenário

13/10/2014 00:00

Compartilhar

Projeto do Executivo relacionado ao Programa Minha Casa, Minha Vida retornou para apreciação na Casa depois de ter sido sobrestado pelo líder do Prefeito, Edcarlo Carneiro (PSL), na semana passada. A iniciativa que cria obrigações para os empreendedores habitacionais, no sentido de doar à Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – Cohagra, 3% da área total dos lotes vendáveis, dentro de projetos habitacionais voltados para famílias, cuja renda está acima de três salários mínimos, foi aprovado na Casa hoje.

A iniciativa tem por finalidade a implementação de políticas de habitação popular, visto que a companhia hoje tem, aproximadamente, 20 mil demandas. A doação poderá ser através de lotes, pagamento em espécie à Cohagra, sendo que o valor da área será definido e avaliado pela companhia, e também por meio de doação de materiais de construção a serem definidos pelo órgão municipal.

O líder do prefeito Edcarlo dos Santos – Kaká Se Liga (PSL) agradeceu o vereador Cléber Cabeludo, que desistiu de seu pedido de vista diante da alternativa apresentada por Kaká de sobrestamento do projeto, e também Marcelo Machado Borges - Borjão por ter retirado emenda à iniciativa antes de ser analisada.

Durante a apreciação da iniciativa, o vereador Samir Cecílio (SD) acostou Emenda Modificativa ao projeto e que acrescenta dispositivos ao §6 do artigo 2º da Lei Complementar nº 405/2009: o pagamento ou a doação de que tratam os incisos II e III, do § 5º deste artigo, pode ser dividido em até duas vezes, sendo 50% no ato da aprovação do projeto e os outros 50% no ato da expedição do alvará. Erro constatado na emenda durante sua apresentação, fez com que a mesma recebesse redação final, sendo aprovada em seguida pela Casa. O novo texto da emenda diz: o pagamento ou a doação de que tratam os incisos II e III, do § 5º deste artigo, pode ser dividido em até duas vezes, sendo 50% no ato da contratação do projeto junto ao agente financeiro e os outros 50% no ato da expedição do habite-se.

De acordo com Samir, o parágrafo do projeto que faz menção ao pagamento, diz que poderá ser dividido em duas vezes sem determinar prazos para sua realização. "Achamos justo que o primeiro pagamento seja realizado na contratação e a outra parte no habite-se".

O vereador Cléber Humberto Ramos (PROS) se disse satisfeito com o posicionamento do Executivo diante de seu pedido revelado na última sessão na qual o projeto entrou em pauta. "O governo deu a chance para que as instituições de classe conhecessem o projeto. O que foi feito nesse final de semana".

Depois de Dutra enaltecer, mais uma vez, o trabalho do atual presidente da Cohagra que esteve presente na sessão, Jamal agradeceu o apoio e aprovação do projeto do Executivo. "Quem ganha com esse trabalho não é só a Cohagra, mas também a população de Uberaba. O projeto vem numa boa hora para várias famílias uberabenses".


Departamento de comunicação

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados