Projeto do vereador Alan que cria “Julho Bordô” é aprovado pela CMU

17/08/2020 07:59

Compartilhar

 


Ação visa a conscientização sobre o combate à mucosite oral em pacientes oncológicos em tratamento em Uberaba.

Aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 159/2020, de autoria do vereador Alan Carlos da Silva (MDB), que cria o “Julho Bordô” no calendário popular do município de Uberaba. A matéria foi apresentada na manhã desta segunda-feira (17), durante a 5ª sessão plenária do mês de agosto.

O “Julho Bordô” trata-se de uma ação dedicada à conscientização sobre o combate à mucosite oral em pacientes oncológicos. A mucosite é uma das complicações mais comuns relacionadas ao tratamento oncológico e se caracteriza pela infecção da mucosa que reveste a cavidade oral.

“Como cirurgião dentista, vejo a importância em tratar de assuntos voltados aos cuidados odontológicos e aos cuidados que envolvam a saúde bucal. Em 2017, aprovei o Projeto de Lei que criou a Semana da Saúde Bucal no município de Uberaba e que tem, entre tantos propósitos, alertar e orientar toda a população quanto a importância em manter a cavidade oral saudável. O ‘Julho Bordô’ chega como um complemento nessa conscientização e combate às doenças que afetam a boca”, explicou o vereador Alan.

Durante a justificativa, o parlamentar explicou que o foco da campanha é, principalmente, esclarecer e aproximar os pais e cuidadores de pacientes desta condição que ocorre em 90% dos casos de tratamento oncológico.

“A Saúde começa pela boca. O ‘Julho Bordô’ já existe em diversas cidades do país. A ideia de trazer a ação para Uberaba se deu por acreditar na capacidade de nossa cidade em realizar ações educativas com o intuito de orientar quanto a mucosite oral. O colega cirurgião dentista, Dr. Dyego Brito Fernandes, especialista em odontologia hospitalar, foi o maior parceiro para criação dessa proposta. A mucosite pode ser evitada ou, caso manifestada, será amenizada e controlada, dependendo, apenas, do acompanhamento odontológico específico e adequado. Nosso principal objetivo é cuidar da população”, concluiu Alan.

Após aprovação, matéria seguirá ao Poder Executivo e, se sancionada, entrará em vigor.

Barbara Lemes
Assessoria de Comunicação Parlamentar
17/08/2020

 

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados