Projeto encabeçado por Borjão movimenta Santa Fé

17/11/2009 00:00

Projeto encabeçado por Borjão movimenta Santa Fé

A comunidade de Santa Fé viveu, no dia da Proclamação da República (15/11), intensa programação envolvendo o vereador Marcelo Machado Borges (PMDB), professores e alunos da Universidade de Uberaba, entidades e os moradores de Santa Fé. Foram feitas várias atividades, entre elas, a aferição da pressão e os níveis de glicose, que foram feitos pelos alunos do curso de enfermagem da Uniube. Além das atividades citadas, os cidadãos, de Santa Fé, tiveram oportunidade de cortar o cabelo, fazer as unhas, pesar as crianças e obter informações, como por exemplo, a legalização das cisternas. Foi montado para as crianças um pula-pula e foram feitas, também, atividades ocupacionais monitoradas pelo aluno Fabiano Ribeiro da Silva da Uniube.
Para Fabiana Carvalho, que está no 4º período, “esse projeto é importantíssimo para a comunidade e também para nós, que estamos estudando, pois podemos detectar algum tipo de problema de saúde nas pessoas, sem falar, na experiência que adquirimos” disse. Ela, ainda, afirmou que a saúde das pessoas de Santa fé está boa, porém, numa pessoa foi detectado o índice de açúcar elevado. A futura enfermeira revelou ainda, que essa pessoa nunca tinha feito um exame, por isso, foi devidamente informada e encaminhada, pois necessita de cuidados.
A diretora da Escola de Santa Rosa, que abrange a comunidade de Santa fé, disse que o projeto dignifica os moradores. A coordenadora do Cemei, na comunidade, afirmou que esse projeto vai fazer diferença na vida do povo de Santa Fé.
Na oportunidade, o vereador Borjão afirmou que outras comunidades rurais receberão a visita desse projeto. “Penso que esse momento é privilegiado para a comunidade de Santa Fé, para as entidades que fazem parte desse projeto, pois esse gesto resgata a cidadania de pessoas que, às vezes, ficam a margem da sociedade. E esse projeto promove a inclusão através da informação”, afirmou Borjão. Segundo o vereador, a parceria deve aumentar cada vez mais e quem sairá ganhando é a cidade de Uberaba.