Projeto “Pé nos Bairros” castrou 36 cães no Residencial 2000

02/09/2014 00:00

No último domingo (31) o Projeto ‘Pé nos Bairros’, idealizado pela vereadora Denise Max – Denise da Supra (PR), esteve no Residencial 2000(Escola Municipal Profª Ester Limirio Brigagão), das 8 às 18h, onde foram castrados 36 cães, sendo 13 machos e 23 fêmeas. Deste número três cães de rua receberam o procedimento e estão num lar temporário.

Quanto à castração dos gatos, que exige um cuidado maior, a veterinária Juliana Meirelles, voluntária do projeto, prontificou-se a fazer o procedimento em sua clínica, nos finais de semana. Serão castrados vinte gatos por final de semana.

Além da falta de mais tempo, segundo a vereadora só não foi possível castrar mais animais porque o exame de sangue de alguns constatou que não poderiam fazer o procedimento. Quanto aos cães de ruas, por não ter onde deixá-los para recuperação pós-cirúrgica, não teve como operá-los. "Por ser a primeira vez que o projeto estava no bairro, algumas pessoas demoraram a levar seus cães", explicou a vereadora, informando que no dia 21 de setembro o ‘Pé nos Bairros’ retornará ao Residencial 2000 para continuar o procedimento. No mês de outubro, outros bairros também receberão o Projeto.

O ‘Pé nos Bairros’ é composto por voluntários, sendo quatro veterinários e um estagiário, uma enfermeira (auxiliar de veterinário), integrantes da Supra e do Centro de Controle de Zoonoses, e iniciou no começo deste ano com o Censo de Animais Domésticos. O primeiro bairro a receber a visita do CCZ foi  o Residencial 2000, em seguida os bairros Gameleira I, II e III, bairro de Lourdes,  Jardim Maracanã,  Chica Ferreira, Copacabana e José Barbosa. Ao todo o Censo detectou 1.155 cães e 34 gatos. O Gameleira foi o setor com maior número de cachorros (283) e o José Barbosa com menor quantidade (54).

De acordo com Censo Animal feito nos bairros mencionados, o número de cadelas e gatas é bem maior do que o de machos. “Isso comprova o aumento populacional desenfreado em Uberaba, pois em seis anos uma cadela e seus descendentes podem gerar mais de 60 mil filhotes”, argumentou a vereadora.

Denise ressaltou a importância da realização do censo de animais domésticos em Uberaba, para que o CCZ tenha condição de controlar algumas doenças causadas pela superpopulação, principalmente, de cães. Ela disse que a proposta do projeto ‘Pé nos Bairros’ é castrar o maior número de animais possíveis, principalmente nos bairros periféricos. Para realizar esta primeira etapa, ressaltou que não recebeu verba da Prefeitura e todos os medicamentos, instrumentos cirúrgicos e outras despesas foram de voluntários, inclusive de parte de seu salário.

Finalizou dizendo que enquanto não for liberada a verba de R$ 100 mil, acordada com o prefeito Paulo Piau, o projeto precisa de ajuda financeira, "estamos correndo atrás de parceiros, mas está muito difícil encontrar empresas que queiram patrocinar o projeto".