Projeto Pé Nos Bairros realiza doações e chipagem de animais no 2000

14/04/2015 00:00

O projeto é uma iniciativa da vereadora Denise Max

O trabalho envolvendo a chipagem de cães no bairro Residencial 2000, sábado passado (11) foi considerado um sucesso pela vereadora Denise Max (PR). A nova fase do trabalho faz parte do projeto Pé Nos Bairros, desenvolvido pela vereadora desde o ano passado.
No último sábado a equipe responsável pelos trabalhos, incluindo dois médicos veterinários, esteve no projeto Ação Para o Bem, desenvolvido pela Prefeitura Municipal e TV Integração com a participação da Câmara Municipal. No período das 8 às 13 horas foram realizadas 14 doações e 33 chipagens de cães (incluindo os doados).
De acordo com a vereadora, a intenção a partir de agora é de que todos os animais doados sejam chipados. "Muitas pessoas não entendem como funciona a chipagem, por isso a equipe realizou aulas de orientação, explicando a importância do chip e que ele não prejudica o animal de forma alguma", explicou. Ela disse, ainda, que o objetivo principal é tentar diminuir o número de animais abandonados pela cidade.
Fichas de cadastro foram preenchidas, sendo que os donos levam uma cópia e outra é encaminhada para o banco de dados do sistema. "Cada animal tem um número, que possibilita a localização a qualquer momento", explicou Denise. Segundo ela, por enquanto as informações estão no banco de Dados da clínica Animais e Companhia, mas está negociando com a Prefeitura para que as informações sejam concentradas no sistema da Codiub, facilitando assim o acesso às informações.
Além de todas as orientações que receberam no local, os tutores dos animais chipados também receberam uma cópia da cartilha do Projeto Vidinha, que fala sobre o assunto de forma simples e clara.
Para a vereadora, um aspecto muito positivo deste contato com a população, é a possibilidade de repassar informações importantes, como a conscientização sobre posse responsável e os benefícios da castração, inclusive para crianças.
Denise lembrou que pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família do governo federal não paga nada pela chipagem, enquanto os demais pagam apenas o valor R$ 10. O dinheiro arrecadado será utilizado para a aquisição de novos chips.
A vereadora já está programando uma nova etapa do atendimento, sendo que o local e o horário serão definidos ainda esta semana. "Nossa intenção é de sempre nos integrarmos diretamente com a população", finalizou a representante do Legislativo.

Jorn. Hedi Lamar Marques
Departamento de Comunicação CMU