Autor diz que substância causa dependência e proporciona grande ingestão de nicotina
A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira o projeto de iniciativa do vereador Marcelo Machado Borges Borjão (DEM) que inclui o narguile na Lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas ou qualquer produto que cause dependência física ou psíquica, a menores de 18 anos. Com pouca discussão, a matéria obteve aprovação da unanimidade dos presentes em Plenário. 
O narguile é composto de um fornilho, uma mangueira e um recipiente contendo água perfumada, ou não, pelo qual passa a fumaça antes de chegar à boca. No fornilho, uma peça de cerâmica, coloca-se o tabaco, e, por cima deste, o carvão em brasas. Segundo o autor do projeto, o uso da substância está virando moda em eventos que reúne a juventude na cidade. 
Na defesa de sua matéria, o vereador diz que estudos sobre o tema apontam que uma hora fumando narguile equivale ao consumo de 100  cigarros comuns, o que mostra um excesso na ingestão de nicotina.  "O consumo lento e a diluição possibilitam que maiores quantidades de nicotina sejam absorvidas sem causar náuseas e tonturas que a inalação rápida provoca quando se fuma cigarros. Outro risco é quanto à fumaça, que tanto pode ser tragada ou não. É importante deixar claro que mesmo quando a fumaça não é tragada, a mucosa da boca absorve diretamente a nicotina", diz .
O narguile tem origem no Oriente. Uma das versões sobre o seu surgimento, é a de que teria sido inventado na Índia do século XVII pelo médico Hakim Abul Fath, como forma para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40.
Com a aprovação do projeto 123/2014, a redação do artigo 1º da Lei nº 6.592/96 passa a ser: Ficam os estabelecimentos comerciais do Município de Uberaba proibidos de proceder a venda de bebidas alcoólicas ou qualquer produto que cause dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, cigarros, cigarilhas, charutos, cachimbos, narguile ou qualquer outro produto derivado do tabaco a menores de dezoito (18) anos". 
Jorn. Márcio Gennari 
Departamento de Comunicação
20/05/15

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020