Projeto que autoriza a criação de dois CEMEIs é aprovado pela Câmara Municipal

24/04/2019 13:30

Projetos que autorizam a criação de dois Centros Municipais de Educação Infantil – CEMEI, de autoria do Poder Executivo, foram aprovados na manhã desta terça-feira (23), no Plenário da Câmara Municipal.

A primeira proposição aprovada autorizou a implantação do CEMEI Professor Edmundo Raimundo de Freitas, localizado na rua Maria Aparecida da Cunha Sousa, 450, Jardim Maracanã. A escolha do nome da instituição visa a homenagear o fundador do Colégio Uberaba e ex-diretor da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Edmundo Raimundo faleceu no dia 14 de maio de 2017 aos 93 anos de idade.

O líder do Executivo na Câmara, Rubério Santos (MDB), exaltou o legado deixado pelo homenageado e destacou que a instituição de ensino já está em funcionamento. “São atendidos 140 alunos divididos em sete turmas. Dá para ver a alegria dos meninos estudando nesta unidade que leva o nome do professor Edmundo” avaliou.

Já o segundo projeto autorizou a criação do CEMEI Professora Mônica Rodrigues Nascimento, situado na Av. Isoleta Maria Adão, 75, Jardim Copacabana. O nome da instituição homenageia a ex-secretária adjunta da Secretaria de Educação que faleceu no início deste ano.

Rubério ressaltou o trabalho realizado pela professora na educação do município. “Como secretária adjunta de Educação fez um trabalho extraordinário. A gente tinha mania de procurá-la porque ela resolvia as questões sempre em defesa da educação”, reconheceu.

Os demais parlamentares teceram elogios à ex-secretária e demonstraram apoio a proposição.

A chefe do Departamento de Educação Infantil, Evelyn Barcelos, considerou a iniciativa como “uma delicadeza e sensibilidade ímpar” a escolha do nome da professora. “Ela foi uma parceira incansável. Quero deixar registrado o carinho, o comprometimento e, principalmente, a luta dela em acolher tantas crianças que estão fora da escola e que precisam desse atendimento de qualidade”, frisou.

Divina Rodrigues do Nascimento, mãe de Mônica agradeceu aos parlamentares pela aprovação do projeto. “Também sinto que a Mônica deixou um grande legado. Fico muito contente. Me sinto orgulhosa disso”. Os filhos da ex-secretária, Sibila e Agnaldo, acompanharam a votação ao lado da avó.

Custeio. O custeio das despesas decorrentes da criação das unidades escolares deverá ser contemplado dentro da Lei Orçamentária Anual – LOA de 2019.

Jair Neto

Estagiário do Departamento de Comunicação da CMU – 23/04/2019