Projeto que recria o Condecon é aprovado no Legislativo

07/06/2018 15:41

Compartilhar

Diante da presença do presidente da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon, Rodrigo Mateus, projeto que altera a Lei Complementar nº 488/2015, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Procon, foi aprovado nesta tarde (07) na Câmara Municipal.

O líder do Prefeito, vereador Almir Silva (PR), durante a defesa da proposta, explicou aos demais colegas o objetivo da proposição. “Antes do Procon se tornar Fundação existia o Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor - Condecon, e, nessa transformação da entidade, o conselho foi extinto. A matéria tem como objetivo somente reativar esse conselho”, contou.

Segundo Rodrigo Mateus, diante da necessidade de maior articulação entre os organismos de fiscalização das relações em consumo e de diálogo com os representantes do mercado, é pertinente e oportuno que a administração conte com a representação do Conselho, que muito ajudará no fortalecimento da defesa do consumidor em Uberaba. “Essa crise que vivenciamos com a paralisação dos caminhoneiros é uma situação típica de convocação do Condecon para a mobilização do mercado de consumo, através de seus legítimos representantes”, justificou. 

Para o vereador Alan Carlos da Silva (PEN), os conselhos são um importante apoio à sociedade e instituições. “Peço que os gestores municipais recorram mais aos conselhos, pois são órgãos democráticos que tem por objetivo colaborar, fiscalizar, e dar provimento [dentro de cada uma de suas competências]. O exercício de buscar pelos conselhos, de ter conselhos atuantes, só facilita a questão do equilíbrio social. Só traz e exalta aquilo que emerge da própria população”, disse.

A proposta destaca que o Condecon é composto por quatorze membros, representantes do Poder Público, entidades representativas de fornecedores, entidades de defesa do consumidor e de representantes dos consumidores, conforme regulamento. O presidente da Fundação Procon é membro nato e presidente do Conselho, que  tem entre suas atribuições: estudar, discutir e propor medidas visando a prestação do adequado resguardo dos interesses e direitos do consumidor por parte do município; estudar e promover programas especiais de apoio ao consumidor menos favorecido; propor medidas para maior divulgação dos direitos do consumidor, visando a prevenção contra fraudes e abusos no mercado de consumo; e promover e divulgar atividades e eventos que contribuam para a formação de maior consciência sobre as relações de consumo junto aos consumidores e fornecedores.

 

Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU

07/06/2018

Compartilhar

logomarca-cmu-rodape

CNPJ: 26.034.165/0001-78

Paço Municipal

  • Praça Rui Barbosa, 250, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-240

  • (34) 3318-1700

  • falecom@camarauberaba.mg.gov.br

Gabinetes dos Vereadores

  • Rua Vigário Silva, 143, Centro
    Uberaba - Minas Gerais
    38010-130

  • (34) 3318-1701

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta: 08h às 18h

Câmara Municipal de Uberaba © 2024 - Todos direitos reservados