Projeto sobre caçambas recebe pedido de vistas
O vereador Paulo César Soares – China (PSL) apresentou projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas que exploram o serviço de locação de caçambas a mantê-las em local coberto, enquanto não estiverem em uso, a fim de evitar o acúmulo de água que se torna meio propício para gerar foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. 
Tal projeto recebeu emenda de autoria do vereador Samir Cecílio (PR), oferecendo ao empresário a possibilidade de ser usada uma lona como cobertura. Diante de um embate entre o vereador autor e o vereador Marcelo Machado Borges – Borjão (DEM), o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB) solicitou vistas ao projeto.
O tucano alegou que necessita de mais tempo para "ajudar" na formatação da ideia. "O projeto é importante. Uberaba está anos luz atrás de determinadas cidades que adotam a tampa de estrutura metálica – que é o ideal; as lonas danificam com facilidade, pois são de material fraco. Para contribuir, peço vista ao projeto, pois é de interesse um aperfeiçoamento", disse Ripposati. 
A emenda aditiva proposta pelo vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Samir, procura atender àquele empresário que não tem condições de agir de acordo com o projeto. "Nosso objetivo é, com o apoio do China, ajudar. Devido ao grande volume, fica difícil a empresa manter todas as caçambas em local coberto. Assim, podem deixar ao ar livre, mas devem receber uma lona".
Para Borjão, o maior proliferador de mosquito são os carros velhos nos pátios, e discordou da proposta. "Nenhum empresário vai fazer um investimento dessa magnitude, construindo galpões para guardar as caçambas. Outro detalhe, se a pessoa cobre, outra pode retirar. Além disso, eu acho que o projeto é inconstitucional por vício de iniciativa", disse, apesar de a Comissão de Justiça, Legislação e Redação ter dado parecer favorável. 
China esclareceu que foi feita uma pesquisa cujo resultado apontou que as caçambas são focos de mosquitos da Dengue. "É possível ver cerca de 200 caçambas, ali perto da Coopervale, em local aberto. E naquela região – Bairro São Cristóvão – foi registrado um grande número de casos de dengue. O povo é que vai levar a pior? Não penso assim. Sou a favor da comunidade e os empresários precisam tomar esse cuidado", rebateu. 

SIGA A CÂMARA

  • (34) 3318-1700

    Praça Rui Barbosa, 250 - Centro

    CEP.: 38010-240

    Uberaba - MG

  • FACEBOOK

    Acesse nossa página no Facebook, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • YOUTUBE

    Acesse nosso canal no YouTube, acompanhe o dia-a-dia e as notícias de última hora, interaja e participe.

  • FLICKR

    Baixe as fotos do dia-a-dia da Câmara Municipal de Uberaba no Flickr oficial

CÂMARA MUNICIPAL DE UBERABA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS 2020