Projeto traz Baobás a cidade de Uberaba

25/11/2011 00:00

Projeto traz Baobás a cidade de Uberaba
Acontece nesta sexta feira (25) o evento "Baobás do Brasil", apoiado pela Câmara Municipal de Uberaba. A partir das 9 horas o livro Mapa dos Baobás do Brasil, de autoria do pesquisador Gilberto Vasconcelos, será relançado na cidade, a partir das 9 horas, no Plenário da CMU.
A iniciativa de realizar o evento em Uberaba partiu do Legislativo, através do presidente da Câmara, vereador Luiz Dutra (PDT), haja vista o reconhecimento da importância da obra que reúne mais de 90% dos Baobás existentes no Brasil, após levantamento realizado entre 2008 e 2011, pelo próprio autor. Na ocasião, serão doadas 12 mudas ao município, através do Projeto Baobá.
As árvores serão plantadas em pontos estratégicos da cidade, às 14 horas no Tiro de Guerra, às 15 horas na praça da igreja Santa Terezinha e às 16 horas na praça Governador Magalhães Pinto (4º BPM), todas com apresentações culturais.
O evento será promovido em parceria com o executivo, através das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Infraestrutura, bem como Fundação Cultural, Arquivo público, 4º BPM e entidades classistas. Na ocasião, 150 exemplares do livro estarão disponíveis para a venda, ao preço de R$ 40 cada. O valor arrecadado será doado para Moçambique, África, conforme o autor comprometeu-se publicamente com os patrocinadores da obra. País, segundo Vasconcelos, onde 350 mil pessoas passam fome e sede.
Os baobás são árvores centenárias que chegam a alcançar de 5 a 25 metros de altura, podendo chegar, excepcionalmente, até 30 metros. Nativas de Madagascar, Austrália e do continente africano, conseguem armazenar até 120 mil litros em seu tronco. As espécies foram trazidas para o Brasil através do tráfico negreiro e concentram-se, principalmente, no estado de Pernambuco. O livro conta um pouco da história de cada cidade onde as árvores estão localizadas, bem como a importância delas para os nativos africanos.