Projetos referentes à Feirarte e à Feira de Gastronomia são aprovados na Câmara

27/11/2017 10:24

Projeto de Lei, que dá nova redação à Lei Municipal nº 9.729/2005, que institui o Projeto ‘Feira de Arte e Artesanato de Uberaba’ – FEIRARTE”, foi aprovado nesta tarde (24), na Câmara, seguindo posteriormente para sanção do prefeito Paulo Piau.

A matéria institui a FEIRARTE como projeto de Geração de Renda, objetivando a busca e inserção dos profissionais no mercado de trabalho. “A feira tem como público alvo os artesãos de Uberaba e pessoas da comunidade que comercializam produtos artesanais, culturais e comidas típicas, interessados em aumentar sua renda familiar e valorizar a arte, através da exposição e venda de seus produtos”, justificou a Administração Municipal.

O presidente da Câmara, Luiz Dutra (PMDB), ressaltou que compete agora, com a aprovação da proposta, à Fundação Cultural de Uberaba a administração e gestão da FEIRARTE, “que poderá ser realizada em diferentes locais da cidade. Aos sábados a feira acontece na Praça Jorge Frange, podendo ser estendida aos domingos”, disse.

O Executivo destacou que a redação é fruto de um trabalho realizado em conjunto com a Câmara Municipal, que contou com a participação efetiva do vereador Luiz Dutra.

Gastronomia – Com quatro emendas acostadas, foi aprovado no plenário o projeto que cria a "Feira  de  Gastronomia  de  Uberaba", com o objetivo de promover a arte e cultura em Uberaba, bem como incentivar o empreendedorismo e a geração de renda. O evento também passa a ficar a cargo da Fundação Cultural de Uberaba.

A Feira de Gastronomia, assim como a Feirarte, poderá ser realizada em diferentes locais da cidade.

Uma das emendas acrescidas à matéria reconhece e oficializa a Feira de Gastronomia, realizada na Praça Dom Eduardo, às sextas-feiras, como precursora do projeto, garantindo-lhe a qualidade de inamovível.

Acompanharam a votação dos dois projetos o diretor da FCU, Marcelo Augusto, e o assessor jurídico da instituição Luis Fernando Alves.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação CMU - 24/11/2017