Proposta sobre “Semana Municipal de Sensibilização contra o Abandono ao Idoso” é aprovada na CMU

06/06/2019 09:17

A Câmara Municipal de Uberaba aprovou nesta quinta-feira (06) projeto que institui a “Semana Municipal de Sensibilização contra o Abandono ao Idoso” na cidade. A campanha, que deverá ser inserida no Calendário Popular, será comemorada anualmente na semana que antecede o Dia Municipal de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa - 15 de junho.

De acordo com a autora da proposta, Denise Max (PR), o objetivo é criar uma consciência municipal, social e política a respeito do abandono à pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitar o fato como algo normal. “Como alguém consegue abandonar um parente, especialmente pai e mãe, em um asilo? Descartam pessoas como se fossem sapato velho. Acredito que se vivêssemos em um mundo onde houvesse mais compaixão, não teria necessidade de apresentar um projeto como esse”, disse a vereadora.

Denise ressaltou que existe um grande número de idosos em asilos deixados pelos próprios familiares. “A maioria deles está abandonada, definitivamente. Esse tipo de atitude é considerado violência contra a pessoa idosa, e deve ser entendido como uma grave violação aos Direitos Humanos”, destacou.

Jorn. Karla Ramos

Dep. Comunicação da CMU